Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jovem desaparece após embarcação afundar no Rio Iaco; Bombeiros realizam buscas em Sena Madureira
  • Após ser resgatado com grave ferimento no olho, cachorro Valente busca um novo lar em Cruzeiro do Sul
  • Carne bovina lidera exportações do Acre e movimenta quase US$ 4 milhões em março
  • Foragido com mais de 26 anos de condenação é capturado pela Polícia Civil em área rural
  • Acre não registra casos de poliomielite há quase 40 anos, aponta boletim da Sesacre
  • Dnit avança na reconstrução da Estrada do Aeroporto e conclui mais de 2 km de macadame
  • VÍDEO: Caminhão atola e bloqueia saída do Porto de Rodrigues Alves
  • Colisão entre carro e moto deixa ferido na AC-405, em Cruzeiro do Sul; veja vídeo
  • Parto é realizado com ajuda por videochamada do SAMU em área isolada entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá
  • Homem fica ferido com fraturas nas costelas após agressão em via pública no Acre
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, maio 17
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Criação de gado e galinha são as atividades pecuárias mais comuns no Acre, diz IBGE

Por Redação Juruá em Tempo.28 de março de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A pecuária desempenha um papel fundamental na economia do Acre, com a criação de gado bovino e aves sendo as atividades predominantes no setor. Os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que essas categorias lideram a produção pecuária no estado, acompanhando a tendência nacional de concentração do rebanho bovino na região Norte e do crescimento da avicultura em diversas partes do país.

Em 2023, o rebanho bovino brasileiro atingiu a marca de 240 milhões de cabeças, com destaque para os estados do Centro-Oeste e do Norte, onde a criação de gado é uma das principais atividades agropecuárias. No Acre, a pecuária bovina tem forte presença, refletindo a expansão da atividade na região amazônica.

Mato Grosso continua sendo o estado com o maior rebanho bovino do país, com 34 milhões de cabeças, seguido pelo Pará, que registrou 25 milhões. O município com o maior efetivo bovino no Brasil é São Félix do Xingu, no Pará, que conta com aproximadamente 2,5 milhões de cabeças de gado.

A avicultura também tem se consolidado no Acre, seguindo uma tendência nacional. Em 2023, o Brasil registrou um rebanho total de 1,6 bilhão de cabeças de aves. Inicialmente concentrada nas regiões Sul e Sudeste, a criação de galináceos tem se expandido por todo o país, incluindo a região Norte.

São Paulo lidera o ranking nacional da avicultura, com um efetivo de 54,5 milhões de galinhas, seguido pelo Paraná, com 27 milhões. O município com a maior criação de galináceos no Brasil é Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, que possui um plantel de 12,7 milhões de aves.

Os dados do IBGE indicam um crescimento significativo no setor pecuário brasileiro. O rebanho bovino nacional cresceu 10,6% nos últimos cinco anos, enquanto a criação de aves aumentou 6,7% no mesmo período.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.