Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • O sonho acabou! Eliminação do Brasil causa choro e tristeza em torcida acreana
  • Casos de gripe caem no Acre, mas vírus respiratórios continuam circulando no estado
  • Colisão envolvendo três veículos é registrada na BR-364 no interior do Acre
  • Mais uma Copa sem título e mais um motivo para seguir em frente
  • Feminicídio em Cruzeiro do Sul: mulher é morta pelo ex-companheiro após fim do relacionamento
  • Show de Padre Fábio de Melo reúne multidão na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul
  • Aos 18 anos, peão do AM vence rodeio da Expoacre Juruá e leva moto zero quilômetro
  • Expoacre Juruá encerra hoje com cavalgada e show de Leonardo
  • Domingo será de tempo firme e sem chuva em todo o Acre; temperaturas podem chegar a 32°C
  • Mulher grávida de oito meses é presa por suspeita de tráfico
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, julho 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Filhos de vítimas de violência terão prioridade em vagas de escola no AC

Por Redação Juruá em Tempo.28 de março de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Governo do Acre sancionou nesta sexta-feira, 28, a Lei nº 4.566, que assegura prioridade de vagas na rede pública de ensino para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A medida representa um passo importante no combate aos efeitos sociais da violência contra a mulher, facilitando o acesso à educação para os filhos das vítimas.

De acordo com o texto legal, toda mulher que sofreu violência doméstica e familiar terá o direito de prioridade na alocação de vagas escolares para seus dependentes em instituições públicas próximas ao domicílio. O objetivo é minimizar o impacto de mudanças abruptas no cotidiano escolar das crianças, especialmente em casos de transferência forçada devido à violência.

O governador Gladson Cameli, ao sancionar a lei, destacou a importância de garantir segurança e estabilidade educacional para famílias que já enfrentam situações de extrema vulnerabilidade. “É nosso dever não apenas proteger as vítimas, mas também assegurar que seus filhos não sejam ainda mais prejudicados pela violência sofrida dentro de casa”, afirmou.

O dispositivo legal também contempla situações de transferências escolares decorrentes de mudança de domicílio dentro do mesmo município ou deslocamento para outra cidade em razão da violência doméstica. A regra assegura a continuidade educacional, mesmo em casos de desestruturação familiar.

Para comprovar a situação de violência, a lei exige a apresentação de documentos como o boletim de ocorrência expedido pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher ou a decisão judicial que concede medida protetiva, conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006). Contudo, em situações excepcionais, será permitido um prazo para a apresentação da documentação sem que isso prejudique a matrícula.

O sigilo dos dados fornecidos pelas vítimas também está garantido, sendo permitido o acesso apenas ao juiz, ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e a órgãos competentes do poder público. Essa precaução visa preservar a privacidade das famílias envolvidas.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.