Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Discussão durante bebedeira termina com homem gravemente ferido a facada em Brasiléia
  • Diego Souza de Alencar, de 23 anos, é identificado como vítima fatal de acidente na Variante
  • Acidente grave entre motocicletas deixa um morto e dois feridos em Cruzeiro do Sul
  • Neste Dia das Mães, Dona Glória é exemplo de força e dedicação para o filho Patrick Tavares
  • 650 cirurgias devem ser feitas em maio pelo projeto Opera Acre em todas as regionais do estado
  • Bebê de 1 ano se afoga em caixa d’água e é socorrido em zona rural de Rio Branco
  • Acre segue em alerta para aumento de casos de síndrome respiratória grave, aponta Fiocruz
  • Após condenação no STJ, Gladson reafirma pré-candidatura ao Senado e fala em “perseguição política”
  • Instituto Citolab transforma comemoração do Dia das Mães em momento de acolhimento e emoção
  • Polícia Civil anuncia atuação integrada com outros órgãos de segurança para garantir retorno efetivo às aulas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, maio 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Ifac produz sabão para distribuir a alunos durante alagação em Tarauacá

Por Redação Juruá em Tempo.21 de março de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac) está produzindo sabão para auxiliar estudantes afetados pelas enchentes no município. A iniciativa, conduzida por docentes e técnicos da instituição, conta com o apoio da Direção Geral, da Direção de Ensino, da Direção de Administração e do Núcleo de Assistência Estudantil (Nae).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o professor João Arthur, a produção de sabão ocorre anualmente durante o período de alagação. O trabalho normalmente envolve alunos, docentes e técnicos no Laboratório de Química do campus. No entanto, neste ano, apenas os servidores estão participando. “Desta vez, os estudantes não puderam integrar a produção, mas contamos com a colaboração dos técnicos Pollyanna, Elaine, Leilaine e Cristóvão”, explica.

Além dos técnicos, docentes como Delma, Gustavo e Evandro também estão envolvidos na ação, o diretor-geral, Denis Tomio, e o diretor de ensino, Jaime Magalhães. O Nae será responsável pela distribuição do sabão, garantindo que os produtos cheguem aos alunos atingidos pela enchente. “Os estudantes que necessitarem do sabão deverão preencher um formulário e comprovar a situação com fotos e endereço”, detalha João Arthur.

A produção conta com o apoio da empresa responsável pelo restaurante do campus, F. R. Soares Damaceno, que doou óleo para a fabricação do sabão. Graças à doação, foi possível produzir 300 litros do produto, embalados em galões de 5 litros. No ano passado foram produzidos e distribuídos aproximadamente 830 litros de sabão.

Produção de sabão1_TK (1).jpeg

De acordo com João Arthur, a iniciativa é essencial para auxiliar as famílias no processo de limpeza pós-enchente. “Quando o nível do rio baixa e as pessoas retornam para suas casas, encontram um grande acúmulo de lama, resultado dos sedimentos trazidos pela água. A limpeza e desinfecção dos ambientes, móveis e utensílios demandam tempo e uma grande quantidade de produtos de limpeza”, destaca.

O diretor do campus, Denis Tomio, reforça o compromisso da instituição com a comunidade. “Desde a nossa instalação no município, estamos atentos às dificuldades da população. Em 2021, chegamos a servir como abrigo quando até mesmo os espaços municipais para acolhimento foram atingidos pelas enchentes. Desde então, temos buscado contribuir para amenizar os impactos das cheias”, afirma.

Para Tomio, a limpeza pós-alagação é um processo demorado, mas essencial para a saúde pública. “A iniciativa dos nossos servidores é fundamental, especialmente em momentos difíceis como este. Essa ação mostra que o Ifac está comprometido com a comunidade, principalmente diante dos desafios causados pelas enchentes”, conclui.

Por: Assessoria.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.