Na próxima segunda-feira (10), o Navio da Marinha iniciará uma nova fase da Operação Acre, que levará assistência hospitalar a comunidades isoladas no Vale do Juruá, incluindo Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Juruá Mirim, Paraná dos Mouras e Triunfo. A operação será comandada pelo Capitão de Corveta Hallan Maforte, e partirá de Cruzeiro do Sul.
Tendo em vista que a missão exige um grande esforço logístico, há uma parceria entre as prefeituras, por meio das secretarias de saúde, e o governo do estado, que organizam as comunidades e divulgam as datas e locais dos atendimentos.
“Essa operação é essencial para garantir assistência médica a quem mais precisa. Levamos consultas médicas, exames de imagem, como raio-x e mamografia, além da entrega de medicamentos para que o paciente já inicie o tratamento”, destacou o Capitão Maforte.
Em decorrência da elevação do nível do Rio Juruá, foi necessário antecipar a operação, de modo a garantir a passagem segura do navio sob a ponte e a rede de alta tensão. Para isso, a equipe realizou diversas reuniões com a Energisa, que proporcionou apoio técnico, medições e acompanhamento durante a travessia, garantindo a segurança da embarcação e da tripulação.
Neste ano, a Operação Acre completa 25 anos, e já passou por vários aprimoramentos. Um dos avanços é a parceria com a ONG Américas Amigas, de São Paulo, que auxilia na realização e laudo dos exames de mamografia e acompanha os casos identificados que precisam de novos exames ou tratamentos específicos.