Neste Dia Internacional da Mulher, prestamos uma merecida homenagem a Taynara Martins Barbosa, uma mulher notável e inspiradora para todos nós. Nascida em Cruzeiro do Sul, Acre, em 02 de dezembro de 1989, Taynara é casada; mãe de dois filhos; 3º sargento da Polícia Militar do Acre; licenciada em História e pós-graduada em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito; e já percorreu uma trajetória de vida que serve de exemplo de dedicação e comprometimento com a sociedade.
Taynara iniciou sua carreira na Polícia Militar em 2009. Em 2018, após um rigoroso processo seletivo, integrou a Força Nacional de Segurança, consolidando ainda mais seu compromisso com a segurança pública. Seu talento e habilidades de liderança não passaram despercebidos. Em 2019, foi nomeada gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito em Cruzeiro do Sul, e em 2020, foi convidada pelo governador Gladson Cameli para assumir a Diretoria de Operações do Detran/AC, mudando-se para a capital acreana.

Ela não parou por aí! Em abril de 2021, assumiu a Presidência da autarquia estadual de trânsito, cargo que ocupa com responsabilidade e inovação e considera o ponto mais alto da sua carreira. Entre suas conquistas mais notáveis está a implantação do Programa CNH Social, que visa atender mais de 22 mil pessoas com a carteira de habilitação gratuita até o final de 2026. Sob sua gestão, o Detran/AC investiu mais de 36 milhões na saúde, 63 milhões na segurança pública e 25 milhões na infraestrutura.
Para Taynara, o momento mais difícil de sua trajetória profissional foi quando abdicou de sua licença-maternidade para assumir a gerência da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cruzeiro do, logo após ser mãe pela segunda vez. “Vinte dias após o nascimento de Heloísa, já estava dando expediente na Ciretran e minha filha me acompanhou diversas vezes. Não dificilmente era vista amamentando e a fazendo dormir próximo a minha mesa de trabalho”, relatou.
Assim como muitas mulheres, ela já pensou em abandonar a carreira profissional para cuidar integralmente da família. “Já questionei minha carreira por diversas vezes e isso é natural. Colocamos na balança se realmente vale a pena abdicar de tantos momentos com nossa família para nos realizarmos profissionalmente. Ainda assim, tento manter vivas tradições que tenho comigo desde criança. Faço de tudo para estar perto o máximo de tempo, monitoro atividades escolares, acordo cedo para dar conta das tarefas de casa e vou à escola dos dois sempre que possível. Em todo esse período, tenho contato com o apoio incondicional de meu esposo e da minha família”, conta.
Taynara Martins Barbosa não só representa a força e a resiliência das mulheres acreanas, mas também inspira futuras gerações com seu trabalho árduo e conquistas extraordinárias. Que sua história continue a motivar e que este Dia Internacional da Mulher celebre todas as que, como Taynara, fazem a diferença dentro de casa e na sociedade.



