Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Atriz mirim do Acre entra em novo filme nacional e ganha destaque em elenco estrelado
  • “O último rolê”: jovem filma a própria morte com celular enquanto pilotava moto apenas com uma mão no guidão
  • Macaco-prego é colocado à venda em grupo de Whatsapp em Eirunepé
  • Onça-pintada captura o próprio rabo e cena fofa viraliza; veja vídeo
  • ‘Seu Boinha’: morre pai de influencer que teve parte do crânio guardada na barriga
  • Padrasto agride bebê com ‘sacodes’ e tapas em ligação com a mãe; veja vídeo
  • VÍDEO: servidor da PF ameaça dupla de amigos com arma: “Vocês são gay?”
  • “Índio Acreano” sobe de categoria em busca de segundo cinturão no Shooto Brasil
  • Casos graves de doenças respiratórias aumentam no Acre em 2026, aponta boletim
  • Acre registra mais de 600 violações de direitos humanos em 2026; crianças e adolescentes lideram denúncias
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, fevereiro 18
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Acre institui programa de apoio a mulheres mastectomizadas

Por Redação Juruá em Tempo.1 de abril de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou nesta terça-feira, 1, a Lei nº 4.572, que cria o Programa Estima Mulher, voltado ao atendimento de mulheres mastectomizadas na rede pública de saúde do estado. A nova legislação tem como objetivo garantir assistência integral às pacientes que passaram pelo procedimento de retirada da mama, oferecendo suporte físico, emocional e social.

O programa estabelece diretrizes para o atendimento dessas mulheres, incluindo acesso a serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade, suporte psicológico, reabilitação física e realização de cirurgias de reconstrução mamária sempre que houver condições técnicas. Além disso, prevê ações de educação e prevenção, como estímulo à realização de exames periódicos e incentivo à formação de grupos de apoio para troca de experiências entre as pacientes.

A reconstrução mamária será um direito garantido às mulheres que sofreram mutilação total ou parcial em decorrência do câncer de mama. Caso a cirurgia não possa ser realizada no momento da mastectomia, a paciente será acompanhada para que o procedimento ocorra assim que possível. O programa também estabelece prioridade no atendimento a mulheres vítimas de agressões que resultaram em danos físicos ou estéticos.

Para assegurar o cumprimento da lei, os serviços públicos de saúde deverão incluir as pacientes em um cadastro gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), garantindo acompanhamento e prioridade nos casos mais graves. Além disso, profissionais de saúde serão capacitados para oferecer um atendimento humanizado e qualificado às mulheres mastectomizadas.

O Poder Executivo poderá firmar parcerias com instituições privadas e organizações da sociedade civil para ampliar os recursos e promover campanhas educativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.