Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Há 18 anos no Acre, grafiteiro eleva obras públicas com arte e cores da Amazônia
  • Calixto: “o Alan precisa ter humildade e entender que ele não pode inaugurar obra primeiro que o governador”
  • Ifac abre 225 vagas para cursos gratuitos com bolsa de R$ 600
  • Sem moradia, homem dorme em árvore no Acre; assista
  • Prefeito segue internado em Marechal Thaumaturgo e avião ainda não consegui resgatá-lo
  • Chuvas comprometem acessos e dificultam deslocamento em Rodrigues Alves; veja vídeo
  • Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz durante viagem de barco no interior do Acre
  • Gladson manda recado a Gerlen após ‘invasão’ em obra: “Vai dar explicação muito boa”
  • Influenciadora morre após comer caranguejo venenoso
  • TJAC divulga nova convocação para estágio de pós-graduação no Acre; confira lista
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, fevereiro 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Acre teve 59 conflitos por terra em 2024, diz relatório da Comissão Pastoral da Terra

Por Redação Juruá em Tempo.23 de abril de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O estado do Acre registrou 59 conflitos por terra durante o ano de 2024, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (23) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Esse número representa 3,3% dos 1.768 casos de violência por disputa de terra que aconteceram no Brasil no mesmo período.

As principais vítimas desses conflitos no Acre foram os seringueiros, com 28 casos, e os posseiros, com 26. Também houve cinco casos envolvendo povos indígenas.

A cidade com mais conflitos foi Acrelândia, com 15 registros. Depois vieram Rio Branco (12), Manoel Urbano e Sena Madureira (7 cada), Cruzeiro do Sul (5) e Capixaba (2). Seis municípios tiveram apenas um caso: Brasiléia, Bujari, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Xapuri.

O relatório também mencionou conflitos em áreas entre dois municípios, como Capixaba/Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul/Feijó, Cruzeiro do Sul/Mâncio Lima, Manoel Urbano/Sena Madureira e Manoel Urbano/Feijó.

Além disso, houve três casos de conflitos envolvendo o uso da água no estado. Em Acrelândia, a comunidade Granadinha, onde vivem 64 famílias, teve a água contaminada por agrotóxicos. Em Cruzeiro do Sul, a Colônia de Pescadores Z-1 (com 521 famílias) enfrentou problemas devido ao não cumprimento de procedimentos. Já em Rio Branco, no Seringal São Bernardo, a água foi poluída, causando mais um caso de conflito.

Por: Ingrid Braga, dO Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.