Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Em alta

Coronel Ulysses visita área de conflito em Xapuri e reforça medidas legislativas contra arbitrariedades ambientais

14 de junho de 2025

“Estou de luto”: Mailza faz desabafo sobre assassinato da ex-babá de sua filha

14 de junho de 2025

Criança de 2 anos pega arma do pai e mata a mãe com tiro acidental

14 de junho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Coronel Ulysses visita área de conflito em Xapuri e reforça medidas legislativas contra arbitrariedades ambientais
  • “Estou de luto”: Mailza faz desabafo sobre assassinato da ex-babá de sua filha
  • Criança de 2 anos pega arma do pai e mata a mãe com tiro acidental
  • Moradores encontram pegadas de onça em área próxima à cidade no interior do Acre
  • Paróquias de Cruzeiro do Sul farão procissão unificada de Corpus Christi
  • “Teerã vai queimar” se Irã continuar atacando, diz ministro israelense
  • Bilionário indiano morre na Inglaterra engolir abelha durante jogo de polo
  • Papa pede paz entre Israel e Irã e faz apelo por fim de ameaça nuclear
  • Animais morrem após raio cair em árvore na zona rural de Feijó
  • Porto Walter se aproxima dos 33 anos com pagamento de R$1 milhão em emenda extra do Deputado Barbary
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, junho 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

Apagão massivo afeta partes da Europa e prejudica transportes e comunicação

Por Redação Juruá em Tempo.28 de abril de 20254 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Um apagão “massivo” impactou toda a Península Ibérica nesta segunda-feira (28) e forçou a paralisação do tráfego ferroviário na Espanha, enquanto partes do sul da França também foram brevemente afetadas.

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, presidiu uma “reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional” que começou às 15h (10h de Brasília) no Complexo da Moncloa, a sede do governo.

A operadora da rede elétrica espanhola, Red Eléctrica, alertou que levará entre “6 e 10 horas” para restaurar totalmente a energia”.

“Os planos para restaurar o fornecimento da energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o ‘zero’ (queda total de tensão) ocorrido no sistema peninsular”, havia anunciado pouco antes a Red Eléctrica no X, onde especificou que “as causas” do apagão “estão sendo analisadas”.

Eduardo Prieto, diretor de operações da Red Eléctrica, disse à Cadena Ser que alguns pontos de abastecimento já foram “consertados”.

“Não podemos especular” sobre as causas do apagão, alertou Prieto, após rumores de um ataque cibernético, e insistiu que o incidente será analisado minuciosamente.

Neste sentido, a UE afirmou que, por enquanto, não há “nenhum indício” de que o apagão tenha ocorrido devido a um ataque cibernético.

O gestor de infraestrutura ferroviária espanhola Adif anunciou no X que “os serviços ferroviários de todas as empresas foram suspensos até novo aviso” e pediu ao público que não se deslocasse às estações.

Tanto em Madri, no centro da península, quanto em Barcelona, no nordeste, muitos moradores saíram às ruas, com os celulares na mão, em busca de cobertura. Muitos semáforos não estavam funcionando, o que gerou engarrafamentos.

“As luzes se apagaram e o alarme começou a soar”, disse Laia Montserrat, uma estudante de 19 anos que mora a uma hora de Barcelona. “Como a internet não havia voltado, eles nos mandaram para casa, e perguntamos a um policial por que não havia internet nem nada, e também não havia trens”, disse.

– Aeroportos afetados –

O sistema de metrô também foi interrompido e a Direção-Geral de Trânsito (DGT) pediu aos moradores que “evitem circular na medida do possível”.

O prefeito de Madri, José Luis Martínez Almeida, fez um apelo semelhante à população. “Se pudermos, ficaremos onde estamos […] estamos todos em uma situação difícil”, disse o prefeito à estação de rádio pública RNE.

As pessoas estão “surpresas, porque isso nunca aconteceu na Espanha”, disse Carlos Condori, um trabalhador de 19 anos de Madri. “Não tem cobertura, não consigo ligar para minha família, meus pais, nada. Não consigo nem ir trabalhar”, acrescentou.

Devido à falta de fornecimento externo de eletricidade, os reatores das usinas nucleares da Espanha que estavam em operação “foram desligados automaticamente”, disse o Conselho de Segurança Nuclear, um procedimento padrão nesses casos.

Segundo a RNE, a queda de energia não afeta nem as Ilhas Canárias nem as Ilhas Baleares.

A operadora aeroportuária espanhola Aena indicou que suas instalações estão operacionais graças aos “sistemas elétricos de contingência”, embora haja atrasos nos voos, afirmou a Aena no X.

No entanto, o regulador europeu de tráfego aéreo, Eurocontrol, observou que a interrupção tem “impacto nas partidas e chegadas de alguns aeroportos”, incluindo os de Lisboa, Barcelona e Madri, mas esclareceu que “é muito cedo para dizer quantos voos são ou serão afetados”.

– Evacuações no metrô de Lisboa –

Em Portugal, a operadora nacional da rede elétrica REN confirmou “um corte massivo de luz em toda a Península Ibérica, que afetou também parte da França e cujo impacto chegou a Portugal a partir das 11h33 (07h33 no horário de Brasília)”.

A empresa disse que ativou “todos os planos de restauração de energia por etapas”, mas observou que é “impossível” saber quando a energia será restaurada.

Segundo o ministro porta-voz do governo, António Leitão Amaro, em declarações à agência de notícias Lusa, “parece ser um problema na rede de transmissão [de energia elétrica], cuja causa ainda não foi identificada, aparentemente na Espanha”.

Segundo vários relatos ouvidos pela AFP, a queda de energia afetou vários bairros de Lisboa, cujo sistema de sinalização deixou de funcionar.

De acordo com a imprensa local, pelo menos quatro trens da rede de metrô de Lisboa tiveram que ser evacuados.

Na França, a queda de energia afetou o País Basco (no sudoeste) e durou pouco tempo. A operadora de rede francesa anunciou que havia restaurado a energia.

Por: AFP.
Publicidade
Últimas Notícias
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.