Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • No Acre, criança abre mão de presente e pede cadeira de rodas para a avó ao Papai Noel
  • Emendas do deputado Coronel Ulysses garantem novas viaturas para a Segurança Pública
  • Estudantes do Ifac conquistam melhor resultado do Acre na Olimpíada Brasileira de Geografia
  • Acre tem mais de 68 mil pessoas vivendo em áreas de favela, diz IBGE; entenda o termo
  • Homem é preso por tráfico e mulher por tentativa de homicídio no interior do Acre
  • Acre entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue com serviços de tapa-buracos e melhorias de ruas em bairros da cidade
  • Homem condenado por estuprar enteada com uso de sedativo é preso no Acre
  • Prefeitura no Acre concede gratificação natalina extra de R$ 1 mil a servidores
  • EJA abre matrículas para o 1º semestre de 2026 na rede estadual do Acre; veja prazos e critérios
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 19
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Governo do Acre adota linguagem simples em documentos oficiais

Por Redação Juruá em Tempo.8 de abril de 2025Updated:8 de abril de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governador Gladson Cameli (Progressistas) oficializou nesta terça-feira, 8, o Decreto nº 11.671/2025, que altera a política estadual de atendimento ao cidadão e implementa duas medidas importantes: a criação do Conselho de Usuário de Serviços Públicos e o uso obrigatório da linguagem simples em comunicações e documentos da administração estadual.

De acordo com o novo texto, o Conselho de Usuário será um órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead), com a função de integrar a sociedade no monitoramento e na avaliação dos serviços prestados pelo governo.

O colegiado será composto por doze pessoas, sendo seis representantes da sociedade civil e seis indicados pelos próprios órgãos públicos. Os representantes dos usuários serão escolhidos por meio de edital, enquanto os demais serão nomeados pelos dirigentes máximos das instituições. A organização e o funcionamento do conselho ainda serão definidos em ato específico da Sead.

Outro ponto de destaque do decreto é a adoção da linguagem simples como padrão oficial nas comunicações internas e externas do governo. A intenção é tornar mais acessível à linguagem utilizada nos documentos públicos, sem prejuízo às normas gramaticais da língua portuguesa. O Guia de Linguagem Simples, já disponível no Portal de Serviços do Estado do Acre, servirá como referência para a elaboração dos textos.

A Secretaria de Administração também será responsável por promover oficinas, capacitações e eventos voltados à disseminação da linguagem simples, além de avaliar os resultados da nova política. Os dirigentes de cada órgão passam a ter o dever de incentivar e garantir a aplicação da medida no dia a dia das repartições públicas.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.