Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • O sonho acabou! Eliminação do Brasil causa choro e tristeza em torcida acreana
  • Casos de gripe caem no Acre, mas vírus respiratórios continuam circulando no estado
  • Colisão envolvendo três veículos é registrada na BR-364 no interior do Acre
  • Mais uma Copa sem título e mais um motivo para seguir em frente
  • Feminicídio em Cruzeiro do Sul: mulher é morta pelo ex-companheiro após fim do relacionamento
  • Show de Padre Fábio de Melo reúne multidão na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul
  • Aos 18 anos, peão do AM vence rodeio da Expoacre Juruá e leva moto zero quilômetro
  • Expoacre Juruá encerra hoje com cavalgada e show de Leonardo
  • Domingo será de tempo firme e sem chuva em todo o Acre; temperaturas podem chegar a 32°C
  • Mulher grávida de oito meses é presa por suspeita de tráfico
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, julho 6
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Mais de 3 mil morreram no Acre nos últimos 10 anos vítimas da violência, diz levantamento

Por Redação Juruá em Tempo.2 de abril de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nos últimos 10 anos, 3021 pessoas perderam a vida no Acre em decorrência de morte violenta. As informações são do Painel de Acompanhamento de Mortes Violentas Intencionais (MVI)*, do Ministério Público do Acre. 42,20% das ocorrências tem relação com conflito de facções ou venda de drogas.

De acordo com as informações, o ano com mais mortes violentas no Acre foi 2017, quando ocorreram 531 mortes. O ano menos violento dos últimos 9 anos foi 2024, quando 178 mortes ocorreram. 2025 já conta com 23 registros.

57,20% das mortes no período (1728) aconteceram em Rio Branco; Cruzeiro do Sul registrou 7,81% dos casos (236); Tarauacá foi o terceiro município mais violento, com 4,50% dos registros totais (136). Por outro lado, Santa Rosa do Purús teve apenas 6 registros de morte violenta de 2015 a abril de 2025.

90,96% das vítimas são do sexo masculino, enquanto 9% são mulheres. Quanto a cor e etnia, em 51,87% dos casos a vítima não teve esta identificação, enquanto que em 42,9% a vítima é de cor parda, e em apenas 2,18% dos registros a vítima é branca.

A faixa etária mais vitimada é dos 20 aos 34 anos. Em 66,63% dos casos a morte é causada por arma de fogo; em 24,4% das ocorrências, houve uso de arma branca. O período do dia de maior ocorrência é a noite (43,56%), seguida da tarde (21,98%) e madrugada (17,81%).

Na análise dos dias da semana em que os casos mais ocorrem, a maioria dos registros são aos domingos (19,40%), seguido de sábado (16,42%) e segunda-feira (14,46%).

Como Mortes Violentas Intencionais (MVI) estão classificados os seguintes crimes; estupro seguido de morte, extorsão mediante sequestro e morte, feminicídio, homicídio consumado, latrocínio, lesão corporal com resultado morte, maus tratos com resultado morte e morte decorrente de intervenção policial.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.