Ícone do site O Juruá Em Tempo

Pastor acusado de desviar mais de R$ 6 milhões do Sicoob é preso no Paraná

Na última segunda-feira, 7, o pastor evangélico Clebson Freitas de Oliveira, de 48 anos, foi preso, acusado de ter desviado mais de R$ 6 milhões da agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) em Porto Velho (RO), onde atuava como tesoureiro. A captura foi realizada em Curitiba (PR), pela Polícia Civil, após o pastor passar mais de um mês foragido.

Segundo informações, o caso é investigado pela Polícia Civil de Rondônia, que instaurou inquérito policial no dia 29 de janeiro de 2025, diante de um boletim de ocorrência registrado pela direção da instituição financeira. O crime está tipificado como furto qualificado mediante abuso de confiança.

O delegado Emanoel David, responsável pela investigação, disse que Clebson teria praticado os desvios entre 3 de maio de 2024 e 17 de janeiro de 2025, quando ocupava o cargo de tesoureiro da cooperativa. As condutas se tratavam da subtração de valores que deveriam ser registrados como Guias de Transporte de Valores (GTVs), mas não eram lançados no sistema contábil do Sicoob.

Com base nas evidências, a Polícia Civil solicitou a prisão provisória do investigado, além de buscas domiciliares, quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas vinculadas ao esquema.

Sair da versão mobile