Ícone do site O Juruá Em Tempo

Rio Juruá fica a 10 centímetros de atingir, novamente, a cota de transbordo

O Rio Juruá voltou a subir e atingiu 12,91 metros nesta quarta-feira (9), em Cruzeiro do Sul. A cota de transbordo é de 13 metros, o que deixa o rio a menos de 10 centímetros do limite. Em apenas dois dias, o nível subiu 55 centímetros — na segunda-feira (7), estava em 12,36 metros.

Apesar da elevação, a Defesa Civil Municipal afirma que não há motivo para preocupação. Segundo o coordenador do órgão, José Lima, o aumento já era previsto. “Já era esperado que o rio voltasse a subir, não nas mesmas proporções de março, quando atingiu 13,79 metros e o município decretou situação de emergência, mas o monitoramento segue constante”, disse.

Até agora, não houve necessidade de retirar famílias de suas casas. Apenas uma segue no aluguel social, e o fornecimento de energia elétrica permanece normal. O risco de interrupção só é considerado se o rio ultrapassar 13,30 metros.

Equipes da Defesa Civil continuam realizando vistorias em áreas que podem ser afetadas. “Estamos a menos de 10 centímetros da cota de transbordo. Caso as chuvas continuem, o rio pode ultrapassar esse limite nos próximos dias, mas o município está preparado. Nossas equipes estão de prontidão para agir com rapidez”, reforçou o coordenador.

Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil Municipal pelo (68) 99965-6237.

Sair da versão mobile