“Obrigado, Santo Padre, por sua vida entregue, por seu testemunho humilde e corajoso, por sua voz profética e por seus gestos cheios do Evangelho”.
Este foi o trecho de um pronunciamento público, emitido em forma de nota de pesar, pelo bispo da Diocese de Rio Branco Dom Joaquín Pertiñez nesta segunda-feira (21), após a morte do papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
Em nota, o bispo Dom Joaquín pediu que, ‘desde o céu, continue a sustentar a Igreja com sua intercessão’.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/H/Drvk9HQ9mReACmKjX69A/dom-joaquim.jpg)
“Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica. Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós”, complementou.
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa nesta manhã diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia neste feriado da Páscoa, segundo a agência de notícias Reuters.
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial emitido pela Santa Sé.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/I/AZwTXASPezq8545bAJtw/whatsapp-image-2025-04-16-at-12.46.31.jpeg)
Nota de pesar da Diocese de Rio Branco
“A Diocese de Rio Branco expressa se profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Papa Francisco e se une à dor de toda a Igreja, ao mesmo tempo que agradece por tudo o que seu magistério significou.
Agradecemos especialmente seu incansável compromisso com os mais pobres, sua proximidade com os que sofrem e seu constante apelo ao cuidado com a casa comum.
Obrigado, Santo Padre, por sua vida entregue, por seu testemunho humilde e corajoso, por sua voz profética e por seus gestos cheios do Evangelho.
Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica.
Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós.
A Diocese de Rio Branco o confia em sua oração e pede que, desde o céu, continue a sustentar a Igreja com sua intercessão.
Rio Branco-AC, 21 de abril de 2025
Dom Joaquín Pertíñez
Bispo de Rio Branco.”

