Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Avião cai em área de mata perto da BR-364 e mobiliza equipes de resgate
  • Governo do Acre emite nota após policial militar balear três no Pronto-Socorro
  • STF anula parte das provas da Operação Ptolomeu contra Gladson, que comemora decisão
  • MPAC realizará cerimônia de posse da nova administração em janeiro de 2026
  • Incêndio destrói casa de madeira no interior do Acre; ASSISTA
  • Luz para Todos: mais de 20 mil famílias acreanas beneficiadas
  • Na capital, Rio Acre amanhece com 10,06m neste sábado (20)
  • Governo se pronuncia sobre tumulto no PS e diz que caso está sob apuração
  • Sábado será de calor, sol e chuvas pontuais em todas as regiões do Acre
  • Brincadeira com álcool deixa dois irmãos queimados em casa no Segundo Distrito de Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 20
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre apresenta modelo de reflorestamento sustentável a delegações internacionais

Por Redação Juruá em Tempo.22 de maio de 20255 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Como parte fundamental da programação da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), participantes do encontro realizaram na manhã desta quarta-feira, 21, uma visita de campo a uma propriedade acompanhada pelo governo do Acre e referência em restauração florestal, localizada em Capixaba.

Visitas técnicas fazem parte da programação oficial do evento, realizado em Rio Branco ao longo da semana. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A área visitada pertence ao casal Hermes e Maria Delci Ramos e é modelo em práticas sustentáveis no estado. O imóvel conta com 2,25 hectares implantados com sistemas agroflorestais (SAFs) voltados para o reflorestamento e produção integrada, conforme os compromissos ambientais firmados em um termo de compromisso ambiental (TCA) assinado em 2021. A iniciativa conta com o apoio do Programa Global REDD Early Movers – REM Fase II, financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Com temática “Restauração florestal e gerenciamento de incêndios: do viveiro para a floresta”, visita de campo foi realizada em uma propriedade localizada em Capixaba. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Desde 2022, os produtores rurais estão sendo acompanhados de perto pelo governo acreano, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais instituições parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), possibilitando a plena produção de uma variedade de culturas como café, banana, açaí e hortaliças, em harmonia com espécies florestais nativas e exóticas, a partir de um planejamento voltado à bioeconomia e ao uso sustentável da terra.

Área visitada pertence ao casal Hermes e Maria Delci Ramos e é modelo em práticas sustentáveis no estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Um modelo de sucesso

Durante a visita guiada, os participantes puderam conhecer o modelo adotado na propriedade, que já se encontra em estágio avançado de recuperação ambiental. A produção é integrada a espécies florestais como sombreiro, ingá-de-macaco, jatobá, andiroba, castanheira, sumaúma e ipê, criando um ambiente equilibrado entre produção agrícola e conservação.

Propriedade em Capixaba segue o modelo 7 de plantio do Catálogo de Sistemas Agroflorestais (SAFs) indicados para o Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O casal produtor relatou que, em apenas 60 dias de plantio, a área já começou a gerar renda. “Tenho orgulho de ter uma plantação tão vistosa, ainda mais com toda essa importância com a reflorestação, sendo um exemplo para outras produções. Por toda a minha vida, eu sempre gostei de plantação, da vida no campo, e, com toda essa responsabilidade, eu cuido com o maior carinho”, afirmou Hermes. 

Hermes Ramos relata facilidade em gerenciar área de recuperação: “Com essa ajuda, conseguimos produzir e tirar nossa renda com produtos como café, melancia e pimentinha”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Hermes destacou ainda a importância do apoio técnico recebido: “Quando iniciamos a produção, fazíamos de qualquer jeito, nem se compara com a qualidade que temos hoje em dia. Agora sabemos como cuidar direitinho, que produtos utilizar, fazemos análise do solo, é uma maravilha”.

Estratégias sustentáveis

A visita teve como objetivo apresentar aos delegados internacionais o funcionamento do monitoramento ambiental no Acre e as estratégias utilizadas para conciliar reflorestamento com produção sustentável na região amazônica. Os sistemas agroflorestais, baseados em sucessão ecológica, são apontados como soluções eficientes para recuperar áreas degradadas, conservar o solo e promover segurança alimentar.

Sistema agroflorestal implantado na propriedade já conta com três anos, em crescente desenvolvimento, demonstrando a possibilidade de um reflorestamento harmonioso. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O líder do projeto internacional da Força-Tarefa, William Boyd, participou da rota e exaltou a importância de ações de propagação de sustentabilidade na região: “Há tempos o Acre está protagonizando importantes discussões de sustentabilidade e esse projeto de reflorestamento é um grande exemplo do compromisso governamental. Com esse empenho e ajuda de parceiros, diversas famílias e trabalhadores estão sendo incentivados a restaurar terras degradadas e gerar renda. Isso é incrivelmente inspirador”.

Em sua terceira visita ao Acre, William Boyd define estado como líder na construção de uma economia em comunhão com a floresta. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Analista ambiental da Sema e responsável por conduzir a visita, Tamara Moura reforçou a importância da troca de experiências: “Queremos alavancar cada vez mais a importância de manter a floresta em pé e como isso é possível, beneficiando os produtores. Estamos apresentando esse modelo de sucesso, para que ele seja propagado cada vez mais”.

Analista ambiental Tamara Moura destaca importância de outros países conhecerem processo de regularização ambiental e implantação de sistema agroflorestal. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Visita a Rio Branco

A comitiva também esteve em Rio Branco, onde visitou o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma). No local, os participantes conheceram o sistema de monitoramento por geotecnologia, utilizado para embasar políticas públicas ambientais do estado.

O roteiro incluiu ainda o Viveiro da Floresta, unidade da Sema dedicada à produção de mudas nativas e frutíferas para o Programa de Regularização Ambiental (PRA). Os visitantes passaram também pela Biofábrica Clones da Amazônia, onde são desenvolvidas espécies voltadas à restauração florestal e à agricultura sustentável.

A Reunião Anual da GCF Task Force se estende até sexta-feira, 23, promovendo debates e trocas de experiências entre os governos subnacionais, na busca por soluções integradas para a conservação das florestas tropicais e o desenvolvimento sustentável.

Por: Agência de Notícias do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.