Ícone do site O Juruá Em Tempo

Agenda da Ministra Simone Tebet no Acre é suspensa sem nova data definida

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, teve sua agenda no estado do Acre suspensa, sem que uma nova data tenha sido definida para sua visita. A mudança na programação ocorreu devido a atritos relacionados à guerra tarifária entre a China e os Estados Unidos, o que alterou as prioridades da pasta de Tebet.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary de Mesquita, que seria o responsável por recepcionar a ministra, afirmou que não há confirmação sobre uma nova visita. ” Estão considerando o Acre como uma passagem para essa ferrovia”, destacou o secretário, ressaltando que, embora a ferrovia seja um projeto importante, o traçado previsto passa por Assis Brasil, e não por Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá.

A escolha pelo traçado via Assis Brasil pode ter implicações políticas, retirando da agenda dos parlamentares federais de oposição ao Governo Federal, ligados ao Juruá, um dos principais argumentos para a integração econômica com o Peru.

Barbary também informou que uma missão técnica da China deve visitar o Acre em breve para realizar as primeiras avaliações sobre o projeto ferroviário. Além disso, ele tem um encontro agendado com representantes de uma agência chinesa de promoção de exportações, previsto para a próxima semana no Rio de Janeiro. Contudo, os detalhes dos pontos a serem tratados ainda não foram divulgados.

Embora o projeto ferroviário esteja sendo articulado com investidores chineses, o Brasil, assim como a Colômbia, ainda não aderiu oficialmente à “Nova Rota da Seda”, uma iniciativa global liderada pela China, que conta atualmente com 140 países. Especialistas alertam que uma adesão direta ao programa poderia gerar dificuldades diplomáticas com os Estados Unidos, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Sair da versão mobile