Ícone do site O Juruá Em Tempo

Ataque de Pitbull em rua, choca moradores e reacende debate sobre perigo da raça; ASSISTA

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta semana gerou indignação entre internautas e moradores da comunidade Vale do Sinai, localizada no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus. As imagens mostram o momento em que um cão da raça PitBull ataca um gato em via pública enquanto passeava com sua tutora. A reação da mulher diante da situação chocou quem presenciou e assistiu à gravação.

No vídeo, é possível ouvir os gritos desesperados de moradores tentando afastar o cão do gato. Diante das reclamações, a tutora rebateu de forma agressiva: “Eu não mandei o gato fugir, porr*”. Em seguida, uma moradora questiona: “Quer ter razão em quê?”, evidenciando o clima de tensão e revolta gerado pela cena.

O ataque levantou novamente discussões sobre a responsabilidade de tutores de cães de grande porte e o cumprimento das leis locais. Embora o caso não tenha ocorrido em parque público — onde há regulamentações específicas —, vale destacar que em Manaus está em vigor a Lei Municipal nº 3.115/2023, que impõe regras para a condução de cães considerados potencialmente perigosos, como os das raças PitBull, Rottweiler, Pastor Alemão e Dobermann.

“Tem que ser presa, deve responder! Se fosse uma criança?”, questionou uma internauta. “Isso é um a absurdo espero que ela seja punida conforme a lei”, destacou outra.

A legislação obriga que esses animais sejam conduzidos com guia de no máximo dois metros, com colar apropriado à raça e focinheira, especialmente em locais públicos. Além disso, o condutor deve ser maior de 18 anos. O descumprimento da norma pode resultar em sanções administrativas e multas.

Sair da versão mobile