Com olhos marejados e corações apertados, os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) prestaram uma comovente homenagem à cadela Cerys, que faleceu nesta semana. O vídeo, divulgado pela corporação, mostra o último adeus à companheira de quatro patas que marcou a história do resgate com cães no estado.
Cerys foi a primeira a integrar o Pelotão de Cães do CBMAC, iniciando em 2020 uma jornada de coragem e dedicação ao lado do Major BM Dyego Vieira, seu condutor. Oriunda do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ela foi treinada na Metodologia de Venteio, especializada na localização de pessoas em situações de desastres como deslizamentos, soterramentos e buscas em mata fechada.
Mais do que uma profissional altamente capacitada, Cerys também era sinônimo de carinho e empatia. Participava de solenidades, exposições e atividades de terapia, sempre levando alegria por onde passava.
Agora, a corporação se despede da heroína de quatro patas, eternizada como símbolo do nascimento da especialidade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães no Acre. Sua história passa a integrar a memória institucional dos bombeiros, inspirando futuras gerações que seguem o lema: “Um homem; Um cão; Qualquer missão.”

