Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Dois homens são baleados após pararem para ajudar motociclista na Transacreana
  • Homem é baleado em Tarauacá, suspeito é preso e vítima é transferida para Rio Branco
  • Suspeito de roubo morre após reagir à abordagem policial no Acre
  • Motociclista de aplicativo fica ferido após colisão com caminhonete
  • Roda de Conversa debate autogestão, desafios e resistência dos Pontos de Cultura em Cruzeiro do Sul
  • Acre terá sábado de tempo seco, sem risco de chuva e mínimas de até 16°C
  • Expoacre 2026 abre inscrições para concurso que vai eleger Rainha do Rodeio; veja como participar
  • Asteroide passa perto da Terra neste sábado; veja o que pode acontecer
  • Segundo avião da FAB decola neste sábado com ajuda para a Venezuela
  • Rayan destaca papel defensivo do ataque em trabalho de Ancelotti
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, junho 27
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Cármen Lúcia quer campanha para incentivar idosos a votarem em 2026

Por Redação Juruá em Tempo.5 de maio de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, tem planos de lançar uma campanha para incentivar a participação de idosos nas eleições de 2026. Nas eleições municipais do ano passado, estavam cadastrados 14.994.822 eleitores com mais de 70 anos, o correspondente a 9% do total de brasileiros aptos a votar. Para essa porção da população, o voto é facultativo.

A interlocutores, Cármen Lúcia tem dito que a democracia pressupõe a participação de todos, daí a preocupação em incluir de forma mais efetiva essas pessoas no processo eleitoral.

Em setembro do ano passado, às vésperas das eleições municipais, a ministra falou sobre a necessidade de mudar a mentalidade sobre o voto não obrigatório em entrevista à TV Globo. “O voto é facultativo, não desimpedido. A democracia não tem idade, e velhice não é antessala da morte”, disse.

A ministra lembrou que muitas pessoas com mais de 70 anos estão em atividade – e, portanto, têm condições físicas e mentais de comparecer às urnas.

“Temos candidatos de mais 80 anos, até de 90. E sei que temos eleitor também idoso, tão ativo quanto o candidato”, comparou a presidente do tribunal.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os que têm os maiores números de eleitores com mais de 70 anos.

Por: PlatôBR.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.