Ícone do site O Juruá Em Tempo

Cidadão estrangeiro em situação de vulnerabilidade mobiliza moradores em Cruzeiro do Sul

Um homem identificado como Tomas Kupacic, natural da República Tcheca, tem comovido quem passa pelas ruas do centro de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ele foi visto pela primeira vez na cidade aparentemente bem vestido, mas atualmente se encontra em situação de rua, pedindo ajuda nas redondezas da agência do Banco do Brasil.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador tenta se comunicar com Tomas. Com dificuldades para falar português, o estrangeiro conta que teve seus documentos e passaporte roubados, o que o deixou desamparado e sem meios para voltar ao seu país natal.

Durante a gravação, ao ser questionado, ele diz se chamar Tomas Kupacic e afirma ser natural de Praga, capital da República Tcheca. O morador que fez o vídeo pede que a gravação seja compartilhada, na esperança de que algum familiar ou autoridade tome conhecimento da situação e possa oferecer ajuda.

“É uma questão humanitária. Vamos compartilhar esse vídeo para tentar encontrar alguém que o conheça ou que possa ajudar com a documentação”, diz o autor da filmagem.

Tomas continua sendo visto com frequência nas proximidades do centro comercial da cidade. Quem tiver informações que possam contribuir para localizá-lo ou ajudá-lo a regularizar sua situação, pode procurar os serviços de assistência social de Cruzeiro do Sul.

Sair da versão mobile