Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Leoa volta pela primeira vez ao local onde matou jovem que invadiu sua jaula
  • PF investiga ligação de Castro com proteção ao Comando Vermelho na Alerj
  • Exame toxicológico agora é obrigatório também para CNH A e B
  • Congresso aprova LDO com previsão de salário mínimo de R$ 1.627; entenda o reajuste
  • Viagens, calor, tempo de preparação: além dos adversários, entenda o que está em jogo no sorteio da Copa
  • Elite política da Colômbia se aproxima da China antes das eleições de 2026
  • Obesidade, depressão, sono: estudo com 10.500 crianças avalia impacto do celular no desenvolvimento cerebral
  • Os empregos que vão bombar na próxima década, segundo o CEO da empresa mais valiosa do mundo
  • Emendas pré-eleitorais e limite fiscal mais frouxo: entenda o que vai mudar no Orçamento de 2026
  • Valdemar retirou processos contra Ciro Gomes antes de Michelle barrar aliança
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Israel não pretende retirar tropas de Gaza e amplia guerra contra o Hamas

Por Redação Juruá em Tempo.6 de maio de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (5) que as Forças de Defesa de Israel permanecerão nas áreas ocupadas da Faixa de Gaza como parte da nova fase da ofensiva terrestre contra o grupo Hamas. A declaração foi feita em vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter), após a aprovação da ampliação da operação militar pelo gabinete de segurança.

“As tropas não vão entrar e depois sair. Esse não é o objetivo”, afirmou Netanyahu, descrevendo a nova campanha como uma “operação enérgica” que envolve ataques intensos ao Hamas e a retirada da população civil para o sul do enclave.

A ofensiva, segundo o governo israelense, visa a destruição total das infraestruturas do Hamas, tanto na superfície quanto no subsolo, além da criação de uma zona de segurança permanente sob controle de Israel. O plano também prevê a retomada da ajuda humanitária à população palestina, suspensa desde 2 de março.

Netanyahu reiterou que a ofensiva tem como objetivo eliminar o Hamas e facilitar o resgate dos reféns israelenses ainda em poder do grupo. “Concordo com o chefe do Estado-Maior: avançar para derrotar o Hamas também ajudará a trazer nossos reféns de volta. Não desistiremos de nenhum deles”, afirmou.

Atualmente, o Hamas mantém 59 reféns em Gaza, dos quais apenas 24 estariam vivos, segundo estimativas israelenses. O grupo palestino chegou a propor a libertação dos prisioneiros em troca da retirada total das forças israelenses da Faixa de Gaza, mas a nova escalada militar praticamente inviabiliza um cessar-fogo a curto prazo — exigência das famílias dos reféns.

O porta-voz do Exército israelense, Effie Defrin, explicou que a nova fase da ofensiva incluirá “ataques aéreos contínuos, eliminação de terroristas e desmantelamento de infraestrutura”, além da “deslocação da maioria da população palestina para áreas livres do Hamas”.

Segundo Defrin, a operação seguirá o chamado “modelo Rafah”, em referência à recente ocupação israelense dessa cidade no sul de Gaza. O plano prevê a anexação gradual de regiões do enclave à chamada “zona de segurança” ao longo da fronteira com Israel, à medida que as tropas destruírem as estruturas do Hamas.

Desde o rompimento do último cessar-fogo em 18 de março, Israel já incorporou cerca de 30% do território de Gaza à zona tampão.

O conflito atual começou em 7 de outubro de 2023, quando militantes do Hamas invadiram o sul de Israel, matando cerca de 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e fazendo 250 reféns. Em resposta, o governo israelense lançou uma ampla ofensiva militar que já deixou mais de 51 mil mortos na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Por: Notícias ao Minuto.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.