Início / Versão completa
internacionais

‘O que está ocorrendo em Gaza precisa acabar’, diz Itália

Por ANSA. 30/05/2025 07:56
Publicidade

BRESCIA, 30 MAI (ANSA) – O governo da Itália voltou a cobrar nesta sexta-feira (30) o fim da guerra na Faixa de Gaza, em meio às tentativas mediadas pelos Estados Unidos para um cessar-fogo entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas.   

Publicidade

Segundo o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, a milícia palestina “tem grande responsabilidade” pelos atentados de 7 de outubro de 2023, que deflagraram o conflito, porém “a reação de Israel é desproporcional”.   

“O que está acontecendo em Gaza deve acabar absolutamente”, disse o chanceler em um evento na Faculdade de Direito de Brescia, norte da Itália.   

Na última quarta (28), em discurso no Parlamento, Tajani havia dito que a guerra de Israel no enclave palestino estava “assumindo formas absolutamente dramáticas e inaceitáveis”.   

Publicidade

Os Estados Unidos já teriam obtido o aval de Israel para um cessar-fogo provisório em Gaza, porém o Hamas disse que a proposta não prevê o fim definitivo da guerra e “perpetua a ocupação”.   

O conflito foi deflagrado após atentados terroristas que deixaram 1,2 mil mortos em Israel. Desde então, a guerra já custou as vidas de mais de 50 mil palestinos no enclave, que ainda atravessa uma grave crise humanitária, com escassez de alimentos, remédios e água potável. (ANSA).   

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.