Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Raio atinge fazenda e mata animais em zona rural no interior do Acre; veja vídeo
  • Acusado de executar rival na frente da mãe é condenado a 52 anos de prisão no Acre
  • Presidente do Detran/AC detalha mudanças em prova práticas
  • Cruzeiro do Sul conquista Selo Prata e alcança 2ª maior pontuação do Acre na Educação
  • TRF-1 restabelece cobrança de pedágio na BR-364, em Rondônia
  • Falta de publicidade em relatório gera ação do MP em Marechal Thaumaturgo
  • Homem é preso suspeito de ameaçar família e explorar trabalho infantil na zona rural do Acre
  • Polícia Militar apreende adolescentes em rodovia no Acre
  • Redução da jornada pode elevar custos e ameaçar empregos, diz Abimaq
  • Carne bovina brasileira fora da cota chinesa pode ir para 7 países, indica estudo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, fevereiro 11
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Pacientes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul recebem nova chance de vida com transplantes de fígado e rim, a partir de doação local

Por Redação Juruá em Tempo.16 de maio de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Graças a uma doação local, dois transplantes de órgãos foram possibilitados nesta semana na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco – um de fígado e um de rim. Com apoio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), dois pacientes foram contemplados.

O que recebeu o fígado é morador de Cruzeiro do Sul e foi operado pelo cirurgião do aparelho digestivo Aloysio Coelho, com apoio do cirurgião Leonardo Mota e equipe multiprofissional. Já o transplante renal foi efetuado pelos urologistas Etore Andrade e Felipe Oliveira, também com apoio da equipe, em um paciente de Rio Branco.

Recente doação de órgãos realizada no Acre possibilita dois novos transplantes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Minha mensagem é de agradecimento a esses familiares, que mesmo num momento tão difícil fizeram um gesto de amor: autorizar a doação de órgãos. Aproveito também para incentivar o fortalecimento desse ato, que tem salvado muitas vidas aqui no nosso estado”, destaca a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

A coordenadora do Serviço de Transplantes da instituição, Valéria Monteiro, ressalta que cada transplante é fruto de um trabalho conjunto. “Todo esse processo envolve muitas mãos. É um programa que só tem crescido cada vez mais e mais pacientes têm sido alcançados, graças também ao empenho de uma gestão que fornece todas as condições para que os procedimentos aconteçam”, explica.

Coordenadora do serviço destaca envolvimento e compromisso da equipe. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para o médico Aloysio Coelho, a doação local de órgãos contribui para dar mais celeridade às filas de espera. “Quando as doações vêm de fora do Acre, isso envolve uma grande logística pra realizar a missão. Mas, com a doação local, o trabalho flui de uma maneira muito mais simples, colaborando para a celeridade das filas e garantindo que a prioridade sejam os pacientes aqui do estado mesmo; então só podemos agradecer à família que doou e fez esse gesto de tamanha nobreza se transformar em uma nova chance de recomeçar para esses pacientes”, frisa.

Cirurgião ressalta que doações provenientes do próprio estado facilitam o processo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O urologista Etore Andrade relata a trajetória do paciente renal. “Operamos um paciente que está fazendo hemodiálise desde o ano passado. Esse paciente é hipertenso, diabético de longa data”, conta.

O médico aproveita para fazer um alerta à população, sobre os riscos da falta de acompanhamento médico em casos de doenças crônicas. “Você, que tem pressão alta, que tem diabetes, é muito importante fazer um acompanhamento da função renal. Essas doenças são silenciosas. Se não tratadas, podem evoluir para a necessidade de hemodiálise”.

Urologista Etore Andrade conduziu transplante renal. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Priorizando a saúde da população e incentivando a cultura da doação de órgãos, o Estado reafirma seu compromisso com a vida. “Dessa vez conseguimos beneficiar duas vidas, dois pacientes que terão a oportunidade de viver muito melhor. Esse é o nosso objetivo: restabelecer a esperança e a qualidade de vida dos usuários do SUS”, observa Sóron Steiner.

Por: redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.