José Romário, de 47 anos, morador da Comunidade Simpatia, na zona rural de Cruzeiro do Sul, desapareceu na floresta na última segunda-feira (5) após sair sozinho para colher coquinho de murmurú às margens do Rio Juruá. O caso chamou a atenção das autoridades e da população local, principalmente por se tratar do 10º desaparecimento em área de mata registrado apenas em 2025 no Vale do Juruá.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada desta terça-feira (6) para iniciar as buscas, mas o homem acabou sendo encontrado antes da chegada da equipe por mateiros da própria comunidade. “Após mais de 24 horas sem retorno, o Corpo de Bombeiros iniciou o planejamento e organização da guarnição para deslocamento à região durante a madrugada do dia 6 de maio. Contudo, antes da chegada da equipe ao local, uma equipe de mateiros da própria comunidade iniciou as buscas por conta própria, logrando êxito na localização da vítima”, informou a corporação.
José Romário foi achado descalço, com vários arranhões e perfurações causadas por espinhos, e apresentava sinais de cansaço, mas sem ferimentos graves. Ele foi conduzido de volta para casa pelos moradores e dispensou atendimento hospitalar.
O alto número de desaparecimentos este ano na região acende um alerta sobre os riscos enfrentados por quem entra sozinho na floresta e reforça a importância de medidas de segurança e prevenção.

