Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Presidente do Iapen é condenado a prisão e a perda do cargo de delegado
  • Menino comove ao levar provas escolares ao túmulo da mãe: “Olha, mamãe, nota 10”
  • Bebê fica com braço preso em elevador e moradores se desesperam; veja vídeo
  • CPMI dos descontos ilegais no INSS pede prorrogação dos serviços ao STF
  • ‘Dominação financeira’: mulher lucra com fetiche de pedir dinheiro a homens
  • Comissão debate política nacional para pessoas com doenças raras
  • ‘Barco pirata’ atropela casal que se beijava em moto aquática; veja vídeo
  • Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem
  • Operação fecha rinha clandestina e resgata 23 galos
  • Ministério Público apura omissão do município em caso de dependente químico em Tarauacá
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 16
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 3

Acre reduz em mais de 30% as mortes por intervenção policial em 2024

Por Redação Jurua em Tempo21 de junho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre apresentou uma redução de 33,33% nas mortes causadas por intervenção de agentes do Estado em 2024, em comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados pelo Mapa da Violência com base no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), indicam que o número de casos caiu de 15 para 10, diminuindo também a taxa de letalidade policial de 1,71 para 1,14 morte por 100 mil habitantes.

Em 2023, das 15 vítimas fatais, 14 eram homens e uma mulher. Em 2024, todas as vítimas registradas foram do sexo masculino. A queda acompanha a tendência nacional de diminuição do uso letal da força por parte de agentes de segurança pública.

Em todo o Brasil, foram contabilizadas 6.134 mortes por intervenção policial em 2024 — 257 a menos que em 2023, o que representa uma redução de 4,02%. A taxa nacional caiu para 2,89 mortes por 100 mil habitantes, mantendo a sequência de quedas observadas nos anos anteriores: 3,14 em 2021, 3,06 em 2022 e 3,02 em 2023.

Apesar da redução, o Brasil ainda registra uma média de 17 mortes por dia decorrentes de ações policiais. As chamadas “mortes por intervenção de agentes do Estado” são previstas no Código Penal Brasileiro sob a figura de excludente de ilicitude, aplicável em casos de legítima defesa ou estrito cumprimento do dever legal.

Regionalmente, a Região Norte — onde está o Acre — registrou a maior taxa de letalidade policial em 2024, com 4,56 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com 4,07. A menor taxa foi registrada na Região Sul, com 1,66. Já em números absolutos, o Nordeste liderou com 2.281 casos, enquanto o Sul apresentou o menor volume, com 518 registros.

•A Gazeta do Acre

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.