Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Tempo segue instável com chuvas fortes e temperaturas de até 32°C no Acre nesta sexta-feira (5)
  • Governo divulga ganhadores de novembro do Nota Premiada Acreana com prêmios de até R$ 20 mil; veja nomes
  • Sesc no Acre oferece aulas de teatro para as férias escolares; veja detalhes
  • Russa do Acre é ameaçada de morte pelo Comando Vermelho e registra BO: ‘Sei onde você mora’
  • Brasil deixa o ranking das 10 maiores economias do mundo
  • Após adiamentos, Banco Central desiste de regular Pix Parcelado
  • ‘Ciclone Neymar’: jornal espanhol exalta o brasileiro após hat-trick e vê jogador na Copa do Mundo
  • ‘Não vejo um homem, vejo uma cobra’: ex-jogador Yaya Touré volta a atacar Guardiola
  • Escândalo no futebol turco: Justiça prende atletas e dirigentes do Galatasaray e Fenerbahçe em operação contra apostas
  • Campeão da Copa do Mundo se separa de ex-número 1 do tênis após suspeita de traição vir à tona
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Brasil

Brasileira bolsista tem a nota mais alta e é premiada como a melhor da turma em Harvard

Por Redação Juruá em Tempo.26 de junho de 20254 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Ela saiu de Goiânia com o sonho de estudar fora e voltou com o diploma mais cobiçado do mundo e uma medalha de ouro no peito. A brasileira Sarah Aguiar Monteiro Borges acaba de se formar em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como bolsista. E não foi só aprovada: ela conquistou a maior nota da turma e recebeu o prêmio Sophia Freund Prize, reconhecimento concedido apenas ao melhor desempenho acadêmico do ano.

É a primeira vez que uma brasileira conquista essa honraria, que exige um padrão de excelência altíssimo. Sarah concluiu o curso summa cum laude, uma das maiores distinções que um aluno pode alcançar, e foi escolhida entre quase 2 mil estudantes da turma de 2025. Emocionada, ela escreveu: “Meu eu de 17 anos, que sequer tinha escrito uma redação em inglês, jamais imaginaria um dia se formar em Harvard com a maior nota da turma.”

Mas a jornada de Sarah não termina aí. Ela também foi aprovada para o doutorado em Psiquiatria pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com uma bolsa extremamente concorrida, e já se prepara para novos desafios. “Saio com a convicção reforçada no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) — e na importância de mantê-las abertas para todos”, disse.

Honra máxima

Nos Estados Unidos, especialmente em instituições como Harvard, o título summa cum laude é um reconhecimento raro. Ele é dado a estudantes com média final excepcionalmente alta.

E não basta só tirar boas notas: é preciso ter consistência, engajamento e excelência em todas as áreas do curso.

Sarah foi uma das 54 estudantes a receber a homenagem em 2025, e junto com o prêmio, ela também recebeu um valor simbólico de mil dólares. Mas o maior valor mesmo está no impacto da conquista: representar o Brasil, como mulher e como bolsista, no topo da educação mundial.

Foco em jovens vulneráveis

Desde a infância em Goiânia, Sarah teve um olhar sensível para as dores do mundo. Foi esse olhar que a levou à Psicologia e, mais tarde, à pesquisa acadêmica. Durante a graduação em Harvard, ela se dedicou a entender como o estigma em torno da saúde mental afeta o acesso a tratamento, especialmente entre jovens vulneráveis.

Na pesquisa, Sarah identificou que o preconceito ainda é uma barreira forte para que muitos busquem ajuda. Agora, no doutorado em Cambridge, ela continuará estudando quais formas de atendimento psicológico funcionam melhor em diferentes contextos. Vai contar com a orientação da professora Dra. Sharon Neufeld para seguir explorando soluções reais para quem mais precisa.

Liderança e pioneirismo

Além de brilhar nas notas, Sarah também se destacou pela liderança. Foi a primeira mulher brasileira a presidir a Associação de Harvard para a Democracia nas Américas, organização estudantil importante dentro da universidade. Ela também foi responsável por trazer ao Brasil a conferência Summit of the Americas, depois de 30 anos sem acontecer por aqui.

O colega brasileiro Eduardo Vasconcelos, ex-presidente da associação, homenageou Sarah publicamente. “Ela é um exemplo vivo de que a criatividade, a curiosidade intelectual, a dedicação e a persistência de jovens não têm limites no mundo”, escreveu.

Futuro com mais esperança

Com a mesma garra com que começou a jornada, Sarah agora dá novos passos. Mas sem esquecer de onde veio — e de quem ainda não teve as mesmas chances. “Sinto uma forte responsabilidade de usar minhas oportunidades para melhorar o bem-estar daqueles que frequentemente são deixados de fora da pesquisa e da política”, declarou em entrevista ao G1.

Ao se despedir de Harvard, ela resumiu tudo em uma frase simples e poderosa.

“Depois de muitas aventuras inesperadas, encerro esse capítulo como comecei: com sonhos esperançosos de contribuir para um futuro melhor.”

Por: 'Só Notícia Boa'.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.