Início / Versão completa
Brasil

‘Café fake’: Anvisa determina recolhimento de produtos de três marcas

Por Isto É. 03/06/2025 13:07
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de produtos de três marcas diferentes de três marcas de pó para o preparo de bebida sabor café. Conforme a agência, está proibido comercializar, distribuir, fabricar ou fazer propaganda e uso desses produtos. Procuradas, as empresas não se posicionaram. O espaço permanece aberto para manifestação.

Publicidade

“Esses produtos devem ser recolhidos pelas empresas e não devem ser consumidos”, alerta a Anvisa por meio de comunicado divulgado nessa segunda-feira, 2.

A proibição atinge as seguintes marcas e empresas:

– Pó para o preparo de bebida sabor café – Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.

Publicidade

– Pó para o preparo de bebida sabor café tradicional marca Melissa – D M Alimentos Ltda.

– Pó para o preparo de bebida sabor café preto marca Pingo Preto – Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.

A medida foi adotada após inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que verificou as condições de produção. Conforme a Anvisa, nas três situações, os motivos da proibição são os mesmos.

Confira a seguir as irregularidades apresentadas:

Após inspeção, constatou-se a presença de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos.

Também foi verificada a presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, quando na verdade eram cascas e resíduos de café.

A resolução também cita contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação, no processo de seleção de matérias-primas, e na produção e controle de qualidade do produto final.

Além disso, os rótulos dos produtos também continham imagens e informações que podem confundir o consumidor em relação à natureza do produto, vindo a entender que o produto se trata de café.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.