José Afrânio, de apenas 8 anos, é uma criança alegre e autista que vive com a família em Cruzeiro do Sul. Nos últimos dias, ele começou a apresentar inchaço, constipação e dificuldade para urinar. Preocupada com os sintomas, a família o levou ao Hospital do Juruá, onde José foi internado e passou por uma série de exames. O diagnóstico apontou para a Síndrome Nefrótica, uma condição grave e agressiva que compromete o funcionamento dos rins, impedindo a produção adequada de proteínas pelo organismo.
Apesar de estar internado, José ainda aguarda transferência através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para a capital, Rio Branco, onde poderá ser acompanhado por um nefrologista, já que Cruzeiro do Sul não conta com esse tipo de especialista.
A mãe de José destaca: “Ele está sendo bem tratado no Hospital do Juruá. Os profissionais estão cuidando muito bem dele, mas infelizmente aqui não tem nefrologista e ele precisa dar continuidade ao tratamento o quanto antes.”
Enquanto a viagem não acontece, a família precisa agilizar a realização de exames particulares para garantir que José possa viajar já nesta segunda-feira. Para isso, foi iniciada uma campanha solidária via Pix. A chave é o CPF 098.561.392-01, em nome de Nicoly de Souza Silva, irmã de José.
Além da condição renal, José faz terapia no AMA (Centro de Atendimento à Pessoa com Autismo) e faz uso do medicamento Aripiprazol para o controle do transtorno do espectro autista (TEA).
A família reforça que qualquer valor faz a diferença e pede que a mensagem seja compartilhada para alcançar o maior número de pessoas possível. “Estamos nos mobilizando porque ele precisa continuar o tratamento com urgência. José é um menino cheio de vida, e com a ajuda de todos, vamos garantir o cuidado que ele merece”, afirma a mãe.





