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Descoberta de rio subterrâneo dificulta obras da ponte do Caeté na BR-364

Durante os trabalhos de manutenção e reconstrução da ponte sobre o Rio Caeté, localizada na BR-364, uma descoberta geológica surpreendeu os engenheiros e alterou o planejamento da obra: um rio subterrâneo foi identificado a cerca de 80 metros de profundidade na área.

A informação foi revelada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Araújo, durante entrevista concedida ao documentário “Estrada de Promessas: a realidade da BR-364”, produzido pelo site ContilNet.

Segundo Araújo, a identificação desse rio oculto se deu a partir de estudos geotécnicos recentes e aprofundados, algo inédito na região. “Temos um tipo de rio subterrâneo a 80 metros de profundidade. Foram feitos todos os estudos bem profundos, nunca tinha sido feito esses estudos. Têm um deslocamento de terra muito grande devido a isso”, explicou.

Para contornar a instabilidade causada pela movimentação do solo, o Dnit optou por implantar um pilar provisório com 42 metros de profundidade. Cada estaca utilizada possui dois metros de largura, o que garante mais resistência à estrutura temporária.

“Vai segurar bem durante uns cinco ou seis anos, vai estar okay, e esse é o tempo de fazermos a ponte aqui”, afirmou Araújo, antecipando que uma nova ponte será construída futuramente no local, de forma definitiva.

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