Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Em Cruzeiro do Sul, jovem ameaça esfaquear irmã após sumiço de maconha
  • Cruzeiro do Sul solicita licenças ambientais para obras de abastecimento de água
  • Quintas e sábados lideram ranking dos dias mais violentos de 2025 no Acre
  • PM desarticula grupo criminoso e recupera bens furtados em Marechal Thaumaturgo
  • Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano
  • Estudantes do Pé-de-Meia podem emitir autorização para retirar absorventes grátis na página do programa
  • “Chico Mendes segue vivo”, diz Marina Silva ao celebrar os 81 anos do ambientalista acreano
  • TCE/AC define novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
  • Vai ficar mais difícil se aposentar em 2026? Veja o que muda nas regras
  • Mudança silenciosa em rotina de Lore Improta acende alerta na gravidez
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, dezembro 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

Eduardo Bolsonaro levanta suspeita do envolvimento de Lula com aiatolás iranianos para fornecimento de urânio

Por Redação Juruá em Tempo.18 de junho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em meio ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) levantou suspeitas nas redes sociais sobre possível ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com líderes iranianos, por meio do suposto envio de urânio enriquecido ao país persa. A acusação, baseada em especulações e em notícias antigas, foi rapidamente desmentida pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que classificou as alegações como “fake news”.

Em um vídeo publicado nesta terça-feira (17), Eduardo relaciona dois acontecimentos de 2023 para levantar suspeitas sobre o governo brasileiro. Um deles, o desaparecimento de ampolas com urânio enriquecido da fábrica da INB, em Resende (RJ), e o outro, a chegada de navios de guerra do Irã ao Brasil em fevereiro do mesmo ano, em meio a pressões dos Estados Unidos para impedir a atracação.

“Se essas duas notícias tiverem relação, o Brasil terá sérios problemas internacionais. Inclusive correndo risco de ser sancionado pela comunidade internacional. Vale lembrar que o urânio enriquecido é rastreável. Se Israel tiver em mãos esse urânio, ele pode fazer pesquisas para descobrir qual é a sua origem”, afirmou o deputado, durante o vídeo.

A publicação provocou forte repercussão, sobretudo em meio à tensão global causada pelos recentes bombardeios de Israel a alvos militares e nucleares no Irã, que já deixaram dezenas de mortos, incluindo generais de alta patente e cientistas do programa atômico iraniano.

Em resposta, a INB, estatal responsável pela produção e enriquecimento de urânio no Brasil, divulgou nota oficial negando qualquer vínculo com o regime iraniano. “A informação de envio de urânio da INB para o Irã é uma fake news. A INB não tem qualquer negócio com o Irã e jamais teve. Só somos autorizados a produzir urânio para fins pacíficos — produção de energia elétrica, agricultura, medicina e preservação de obras de arte —, o que é acompanhado de perto pelos órgãos de controle: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Ibama”, destacou a nota.

Por: AM Post.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.