Casais de Cruzeiro do Sul que sonham em oficializar a união no civil terão uma nova oportunidade: o Projeto Cidadão abriu nesta segunda-feira (16), as inscrições para o casamento coletivo que será realizado durante a Expoacre Juruá.
As inscrições seguem até o dia 20 e devem ser feitas presencialmente no Centro Cultural do Juruá, na Praça João Pessoa, nº 300, das 8h às 14h. A cerimônia está agendada para o dia 6 de julho, às 17h, na Arena do Juruá, integrando a programação dos 30 anos do Projeto Cidadão — uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com apoio da prefeitura e do Cartório de Protesto local.
Para participar, os noivos devem apresentar a documentação necessária, conforme a situação civil:
• Solteiros: certidão de nascimento sem rasuras, RG, CPF e comprovante de endereço;
• Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, parte da sentença que trata da partilha de bens, RG, CPF e comprovante de endereço;
• Menores entre 16 e 18 anos: os pais devem estar presentes com os documentos. Em caso de falecimento, é exigida a certidão de óbito. Na ausência dos responsáveis, é necessária autorização por escrito do tutor legal.
Todas as certidões precisam estar atualizadas, com emissão nos últimos seis meses.
O casamento coletivo é uma das ações mais tradicionais do Projeto Cidadão, que busca facilitar o acesso à justiça e à cidadania, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade.