Ícone do site O Juruá Em Tempo

João Fonseca leva virada de italiano e segue sem vencer na grama em torneios de nível ATP

Dezessete dias depois de cair na terceira rodada de Roland Garros, João Fonseca voltou às quadras, nesta terça-feira, e foi eliminado logo em sua estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha. Número 57 do mundo,ele perdeu, de virada, para o italiano Flavio Cobolli (24º), por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (3) e 7/6 (8). Na partida com duração de 2h44min, o jovem carioca de 18 anos desperdiçou um match point no tie-break do terceiro set, não teve o saque quebrado em nenhum momento e demonstrou que tem grande potencial de crescimento no piso do terceiro Grand Slam do ano, Wimbledon, que começará no próximo dia 30, em Londres, na Inglaterra.

Horas depois, João também foi eliminado, ao lado do grego Petros Tsitsipas, na primeira rodada da chave de duplas. Eles foram derrotados por 2 sets a 0, com duplo 6/4, pela parceria formada pelo português Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedler, em 1h08min. Foi apenas o primeiro jogo do brasileiro em duplas na atual temporada. A ideia era ter mais tempo de quadra na grama.

Em torneios de níveis ATP, Fonseca também havia perdido as duas partidas que fez no ano passado. Ele caiu na estreia, em Halle, e no qualificatório de Wimbledon. A grama costuma ser um jogo muito rápido, com a bola quicando baixo. Isso favorece os melhores sacadores e quem consegue subir à rede para fazer voleios. É um piso mais traiçoeiro, já que a bola escorrega bastante após os quiques, e a grama costuma ficar desgastada nas rodadas finais dos torneios. As únicas duas vitórias de João neste tipo de quadra foram em torneios de nível Challenger, ambos na Inglaterra (Nottingham 2 e Surbiton), também em 2024.

O jogo

João e Cobolli começaram sacando bem, o que faz total diferença na grama. João encontrou o tempo de devolução e, no segundo saque do italiano, no terceiro game, ele chegou a ter dois break points, mas não conseguiu aproveitar. A partir daí, os dois tenistas foram confirmando os seus serviços, sem grandes dificuldades e sem oferecer chances de quebra ao oponente. Porém, no décimo primeiro game, Fonseca voltou a ter dois breaks. Ele desperdiçou o primeiro. Mas Flavio mandou um backhand para fora, e o brasileiro conseguiu a primeira quebra de serviço do jogo. Bastou sacar com qualidade e dar uma deixadinha no ponto final para fechar o primeiro set em 7/5 e abrir 1 a 0 na partida após 43 minutos.

A segunda parcial foi iniciada com Cobolli tendo que ir para cima de João. Ele confirmou logo o serviço no primeiro game e, no segundo, obteve o primeiro break point dele em toda partida. Mas o jovem de Ipanema foi ofensivo e impediu a quebra. Ambos foram impondo os seus saques sem sustos. Fonseca cedeu mais um break point no sexto game, porém, teve frieza para evitar o deslize e deixou tudo igual em 3/3. Flavio chegou a ter um set point com João sacando em 5/6, mas ele salvou e levou a definição para o tie-break. O desempate acabou vencido pelo italiano por 7 a 3, empatando o jogo.

Sair da versão mobile