Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Milho e soja apresentam forte variação de preços entre regiões produtoras
  • Produtores de tambaqui do Acre estão inseguros com lista de espécies ameaçadas
  • Acusado de matar agricultor em Tarauacá é preso na Cidade do Povo
  • Acre aparece no top 3 de buscas por Shakira no Brasil, aponta levantamento
  • Jojo Todynho chama Malévola para briga e marca data: “Te espero”
  • Projeto aprovado na Câmara abre mercado aéreo na Amazônia e pode reduzir custo das passagens no Acre
  • Gonzaga entrega pontos de internet em mais 2 comunidades isoladas do Acre: “O objetivo é atender quem mais precisa”
  • Polícia Militar impede extorsão com sequestro, resgata vítima e prende três suspeitos no Acre
  • Gladson Camelí desembarca no Acre, fala em “ajuste” no grupo e diz que situação entre Bittar e Mailza “vai se ajustar”
  • Quatro suspeitos são presos após roubo a mercearia e tentativa de fuga frustrada
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, abril 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Ação conjunta identifica agressão a animal em comunidade rural de Mâncio Lima

Por Redação Jurua em Tempo11 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma ação conjunta entre o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) e o Policiamento Ambiental do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na identificação de uma lesão leve em um animal após a circulação de um vídeo nas redes sociais denunciando supostos maus-tratos na comunidade rural Feijão Insosso, em Mâncio Lima.

A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (11), após o IMAC acionar os demais órgãos. A equipe se deslocou até o local indicado na gravação, onde localizou o animal envolvido na denúncia. Um médico veterinário do IDAF realizou um exame clínico e constatou a presença de um edema superficial na lateral esquerda do pescoço do animal, compatível com as imagens divulgadas. No entanto, não foram observados ferimentos graves ou sinais de dor, e o animal demonstrava bom estado geral de saúde.

A investigação também concluiu que o animal não pertence aos dois indivíduos que aparecem no vídeo. Um deles, identificado como o autor das agressões, é diarista da fazenda onde o caso ocorreu. O outro, responsável pela filmagem, não tem vínculo empregatício com o local e estava presente sem o conhecimento do proprietário da propriedade.

Ambos foram identificados e prestaram depoimento à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi formalizado e seguirá em apuração. Além disso, os dois receberam autos de infração no valor de R$ 3 mil cada, limite máximo permitido pela legislação ambiental vigente. Nenhum outro animal no local apresentou sinais de maus-tratos.

A ação reforça a atuação integrada entre os órgãos de fiscalização ambiental e segurança pública no combate aos crimes contra animais, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Segundo o artigo 32 da norma, é crime praticar maus-tratos, abusar, ferir ou mutilar animais, com penas que variam de três meses a um ano de detenção e multa. Para casos envolvendo cães e gatos, a pena pode chegar a cinco anos de reclusão, de acordo com a Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020).

As autoridades destacam que denúncias de maus-tratos podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelos canais oficiais do IMAC, IDAF, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

View this post on Instagram

A post shared by O Juruá em Tempo (@juruaemtempo)

Por: Redação O Juruá em Tempo
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.