Ícone do site O Juruá Em Tempo

Alerta de sarampo em Cruzeiro do Sul mobiliza autoridades de saúde no Acre

Cruzeiro do Sul está sob vigilância intensificada após a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmar a investigação de um caso suspeito de sarampo no município. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 16, e colocou as equipes de saúde locais e da região do Juruá em estado de alerta.

O caso é um dos quatro suspeitos atualmente em análise no estado. Os outros três estão localizados em Assis Brasil, Sena Madureira e Feijó. As amostras coletadas passam por exames laboratoriais para determinar se há circulação ativa do vírus no território acreano.

O temor das autoridades se intensificou após o recente surto de sarampo na Bolívia, país vizinho, elevando o risco de disseminação na região de fronteira. Diante disso, a Sesacre ampliou ações de vigilância epidemiológica e está reforçando a campanha de imunização em todos os municípios acreanos.

Segundo informações da secretaria, sete casos suspeitos foram descartados após exames laboratoriais: um em Sena Madureira, dois em Brasileia, um em Epitaciolândia, dois em Porto Acre e um em Cobija, cidade boliviana.

Diante disso, autoridades de saúde ressaltam que o sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, principalmente entre crianças e pessoas não imunizadas. Por isso, recomendam que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada e procure os postos de saúde para se proteger.

A situação segue em monitoramento, e novas informações devem ser divulgadas conforme os resultados dos exames forem concluídos.

Sair da versão mobile