O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul viralizou com uma despedida de um de seus companheiros de missão. Guapo, cão da raça labrador retriever, morreu aos 11 anos após lutar contra um câncer abdominal. Guapo ajudou nas operações de busca e salvamento desde 2015, com atuações em tragédias como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), nas chuvas em Petrópolis (RJ) e nas enchentes históricas no Rio Grande do Sul em 2024.
O animal foi submetido à eutanásia e recebeu uma cerimônia de despedida no 4º Batalhão de Santa Maria, na Região Central do estado, onde era considerado um membro honorário da corporação. O cão havia sido aposentado no início deste mês, em 4 de julho.
A homenagem foi marcada por forte emoção, especialmente do 1º sargento Alex Sandro Teixeira Brum com quem Guapo dividiu o campo de operações por quase uma década.
“Deixou seu legado e nunca será esquecido por nós, meu grande amigo Guapo. Cuida de mim, Guapo. Um dia vamos nos encontrar, e eu vou tocar bolinha no açude para você buscar, com certeza”, declarou o sargento durante a cerimônia.
Nas redes sociais, o governo do estado também prestou tributo ao cão herói: “Homenageado com medalhas e moções por sua bravura, será sempre lembrado. Nossa gratidão ao Bombeiro Guapo, que cumpriu com honra sua missão de salvar vidas!”
Durante sua trajetória, Guapo acumulou prêmios e reconhecimentos, como a Medalha da Defesa Civil do RS, recebida em 2019. O sargento Brum destacou que a conexão entre os dois ia além do trabalho técnico.
Veja vídeo:

