Ícone do site O Juruá Em Tempo

Corpo de Bombeiros combate quatro incêndios em Cruzeiro do Sul e alerta para riscos durante estiagem

Com a chegada do período de estiagem no Vale do Juruá, os riscos de incêndios aumentam significativamente, e o Corpo de Bombeiros já intensifica suas ações. Segundo o major Josadac Cavalcante, apenas na última quarta-feira (9), foram registradas quatro ocorrências relacionadas a incêndios em áreas de vegetação.

Os casos mais preocupantes aconteceram nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto, próximo a Arena do Juruá, e na Avenida Copacabana. O primeiro, em local de difícil acesso, exigiu que os bombeiros realizassem o combate a pé, utilizando mochilas com água. A operação durou mais de quatro horas e consumiu uma área de mais de 10 hectares. “Era uma área de vegetação rasteira e também uma parte de vegetação secundária, onde o incêndio já se propagava em direção às margens do Igrapé Preto”, explicou o major.

Embora ainda não tenha sido possível identificar a origem do incêndio, há indícios de que tenha sido provocado intencionalmente. A área não é usada para criação de gado nem possui moradias próximas.

Já o segundo incêndio, na Avenida Copacabana, teve início no começo da noite, próximo a casas e a uma clínica. As chamas se espalharam por cerca de 500 metros quadrados e chegaram a ameaçar estruturas vizinhas. O combate rápido evitou que o fogo atingisse os imóveis e reduziu os danos.

Até o momento, o trabalho tem sido realizado exclusivamente por equipes do Corpo de Bombeiros. No entanto, o Comando-Geral da corporação está mobilizando reforços de todo o estado, inclusive com apoio a municípios vizinhos.

Diante da situação, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta à população. A orientação é evitar queimadas na zona urbana e, para os produtores rurais que possuem autorização ambiental, manter as áreas devidamente isoladas com aceiros. Também recomenda-se manter portas e janelas fechadas durante incêndios nas proximidades, para evitar que fagulhas alcancem o interior das residências.

A previsão é de que novas equipes e viaturas reforcem o trabalho na região até o final da próxima semana.

Sair da versão mobile