Ícone do site O Juruá Em Tempo

Cruzeiro do Sul lidera número de focos de queimadas no Acre em 2025

O município de Cruzeiro do Sul ocupa o primeiro lugar no ranking de focos de queimadas registrados no Acre em 2025, segundo dados do Boletim do Tempo, divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O levantamento, baseado em informações do satélite de referência AQUA Tarde, contabilizou 183 focos de incêndios florestais entre os dias 1º de janeiro e 20 de julho.

No acumulado do ano, Cruzeiro do Sul registra 34 focos de queimadas, seguido por Tarauacá (26), Rodrigues Alves (25), Mâncio Lima (15) e Brasiléia (11). Outros municípios com números relevantes incluem Acrelândia (11), Rio Branco (10) e Epitaciolândia (6).

A situação também preocupa no recorte mensal. Somente entre os dias 1º e 20 de julho, foram identificados 90 focos de queimadas em todo o estado. Cruzeiro do Sul, mais uma vez, lidera com 19 registros, seguido por Tarauacá (16) e Acrelândia (11). Rio Branco, Brasiléia, Mâncio Lima, Xapuri e Sena Madureira aparecem empatados ou próximos no número de focos, variando entre cinco e oito ocorrências.

As autoridades ambientais reforçam a importância da prevenção, sobretudo neste período de estiagem, quando o risco de incêndios florestais aumenta significativamente. A Sema alerta para os danos ambientais, à saúde pública e à fauna provocados pelas queimadas ilegais.

Sair da versão mobile