Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Festival do Açaí confirma shows de Barões da Pisadinha e João Lucas & Marcelo no interior do Acre
  • Mesmo internado na UTI, Edinaldo Muniz mantém pré-candidatura e prepara retomada da campanha
  • Enteado invade casamento e ataca padrasto a facadas dentro de Igreja em Eirunepé (AM)
  • Homem que incendiou a própria casa para impedir saída da mulher é preso em Cruzeiro do Sul
  • Homem é preso com pistola artesanal no rio Juruá em Cruzeiro do Sul
  • Após roubar panelas, homem volta para buscar mais coisas e é detido por moradores e preso em Rodrigues Alves
  • Homem é preso por falsa comunicação de crime após denúncia de abandono de bebê ser desmentida
  • Governo federal vai reavaliar cálculo das tarifas de pedágio da BR-364 em Rondônia
  • Homem é atacado a golpes de terçado após suposta crise de ciúmes
  • Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, julho 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

De ex-policial a agricultor: aposentado deixa a vida urbana em Porto Walter para viver no campo

Por Redação Juruá em Tempo.18 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Aos 64 anos, o aposentado José Maria Dias da Fonseca decidiu trocar a vida movimentada da cidade de Porto Walter por uma rotina tranquila no campo. Ex-policial civil, ele dedicou mais de 30 anos à segurança pública e, após a aposentadoria, escolheu voltar às origens e viver em paz na zona rural.

“Aqui é melhor, você dorme tranquilo. Não tem aquela zoada de moto, de carro. O que a gente escuta é o latido de um cachorro, um passarinho… e a gente ainda pega o peixinho pra comer”, contou José Maria, enquanto mostrava a plantação e a casa de farinha que construiu no interior.

Apesar de ter exercido um cargo de grande responsabilidade na cidade — chegando a ser conhecido como “Zé Maria da Delegacia” —, ele afirma que sempre sonhou em viver no campo. “Eu sempre tive vontade de vir pra cá. Antes mesmo de me aposentar já pensava nisso”, relembra.

Hoje, a produção de farinha é a principal fonte de renda. “Já vendi saco de farinha até por R$ 170, mas agora tá R$ 100. Mesmo assim, é daqui que tiro meu sustento”, diz.

Um recado para quem sonha em sair da cidade

José Maria aconselha quem deseja trocar a correria urbana pela tranquilidade do campo. “Quem mora na cidade e tem oportunidade, compre um pedaço de terra, invista. É outra vida. Aqui é paz, friozinho bom, saúde. Vale a pena”, afirmou.

Mesmo com os desafios, José Maria garante que não troca a vida no campo por nada. “Aqui é nosso. O Brasil é nosso. Porto Walter é nosso. Cruzeiro é nosso. E a liberdade de viver assim não tem preço”, concluiu com um sorriso.

Por: Juruá24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.