Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Acre registra um dos menores volumes de exames para câncer de intestino no SUS
  • Sobre pesquisa, Gladson Camelí prega cautela e minimiza: “não existe eleição ganha”
  • Povos indígenas da fronteira entre Brasil e Peru se reúnem no Acre
  • Mais de 73% desaprovam governo Lula no Acre, aponta pesquisa
  • Inovação sustentável: calcinha reutilizável evita o descarte de até 400 absorventes por ano
  • Jovem que empinou moto no viaduto Mamédio Bittar é identificado e levado à delegacia em Rio Branco
  • Eleições 2026: Mais da metade dos eleitores no Acre ainda pode mudar o voto, diz pesquisa
  • Pesquisa Delta: Alan Rick lidera com mais de 40%, Mailza aparece em 2º e Bocalom em 3º no Acre
  • Pesquisa para Senado no Acre: Gladson tem 28%, Márcio Bittar 20% e Jorge Viana 13% em cenário estimulado
  • Jovem morre sangrando pelo olho após complicações de meningite
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Defesa de líder indígena acusado de estupro no Acre diz que aguarda manifestação do MP sobre pedido de prisão

Por Redação Juruá em Tempo.7 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O advogado Jeison Farias, que representa o líder indígena Isaka Ruy Huni Kuî, denunciado por estupro pela turista chilena Loreto Belén Manzo, afirmou nesta segunda-feira, 7, ao portal A GAZETA que a defesa aguarda a manifestação do Ministério Público sobre o pedido de prisão preventiva feito contra seu cliente. Segundo ele, a decisão judicial pode sair a qualquer momento.

“Estamos esperando o Ministério Público se manifestar. Acredito que essa manifestação pode vir hoje, para logo após ter uma decisão do juiz quanto ao pedido de prisão preventiva”, declarou Farias.

Isaka é investigado por estupro, agressão física e roubo, após denúncias feitas pela turista chilena, que participava de uma imersão espiritual na Aldeia Me Nia Ibu, do povo Huni Kuî, localizada no município de São Francisco, interior do Acre.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Loreto relatou que o primeiro episódio de abuso ocorreu no dia 19 de maio, durante um banho medicinal, quando o indígena teria tocado suas partes íntimas. Segundo ela, o ato foi registrado em vídeo. Dias depois, ele teria tentado beijá-la à força.

A chilena afirmou ainda que relatou o caso aos pais e à esposa de Isaka, Iriki, que teriam pedido desculpas e solicitado que ela apagasse o vídeo. Após o episódio, a turista passou a ficar hospedada na casa do irmão do líder.

O caso mais grave teria ocorrido durante uma caminhada pela floresta, quando, segundo Loreto, o indígena declarou interesse amoroso e, em seguida, a estuprou. “Ele começou a se jogar em mim, me beijando e me apalpando até me estuprar. Depois de alguns minutos, Iriki chegou e me bateu com um pedaço de pau gigante”, disse.

A turista também acusa familiares de Isaka de roubar seu celular, onde estariam armazenadas provas do crime.

Em resposta às informações de fuga do acusado, o advogado negou que Isaka tenha deixado a região. “Ele não fugiu, ele permanece no mesmo lugar onde estava quando surgiu esse boato de fuga, quando surgiu esse mandado. Ele está no mesmo lugar e não vai sair de lá. Não foi para outro estado, nem para outra cidade”, garantiu Farias.

Por: A Gazeta do Acre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.