Ícone do site O Juruá Em Tempo

Dino ironiza revogação de visto nos EUA: “Não sei se o Mickey vai sentir falta”

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino ironizou, nesta terça-feira (29), a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada dele e de outros membros da Corte, além de seus familiares. A medida foi anunciada no último dia 18, após operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante palestra em São Luís (MA), Dino minimizou o impacto da decisão norte-americana.

“Não sei se o Mickey e o Pateta vão sentir falta de mim. E se o preço for não conviver com eles, é um preço pequeno, perto da magnitude do que nós estamos tratando aqui”, declarou o ministro.

Contexto da revogação
A revogação dos vistos foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O político afirmou que a decisão foi motivada por supostas violações à liberdade de expressão no Brasil, em referência a investigações do STF envolvendo Bolsonaro.

Rubio chegou a acusar o ministro Alexandre de Moraes de conduzir uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente. Em comunicado, disse que a repressão à liberdade de expressão “não apenas viola os direitos dos brasileiros, mas também atinge cidadãos norte-americanos”.

Operação contra Bolsonaro
A medida norte-americana ocorreu horas depois da ação da Polícia Federal que impôs tornozeleira eletrônica a Bolsonaro e restringiu sua circulação e uso de redes sociais. O ex-presidente é investigado em inquéritos que apuram ataques às instituições democráticas.

 

Sair da versão mobile