Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Motorista de aplicativo é rendido por criminosos armados durante falsa corrida em Cruzeiro do Sul
  • Jovem de 21 anos é preso com cocaína durante operação da PM
  • Perseguição policial termina com jovem preso após bater moto em muro em bairro de Cruzeiro do Sul
  • Jovem é preso com maconha e crack em Cruzeiro do Sul; suspeito diz que atuava com sócio no Peru
  • Em Cruzeiro do Sul, homem avança contra policiais armado com faca durante briga e recebe tiro de bala de borracha
  • Acre tem mais de 140 vagas de emprego abertas nesta quarta-feira (15); confira a lista
  • Sol predomina e temperaturas chegam a 32°C no Acre nesta quarta-feira (15)
  • Senai abre processo seletivo com salários de até R$ 5,7 mil no Acre; veja como participar
  • Trabalhadores nascidos em setembro e outubro recebem abono salarial
  • Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, julho 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Do Rio à Cordilheira: Acre está na rota da maior viagem de ônibus do mundo

Por Redação Juruá em Tempo.7 de julho de 2025Updated:8 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma das rotas de ônibus mais extraordinárias do planeta cruza o Acre, estado brasileiro localizado em plena Floresta Amazônica. Reconhecida pelo Guinness Book como a viagem rodoviária mais longa do mundo operada regularmente, ela conecta o Rio de Janeiro à capital peruana, Lima, em um trajeto de aproximadamente 6.200 quilômetros. Operada pela empresa Transacreana, sediada em Rio Branco, a linha atravessa mais de 30 cidades e passa por importantes capitais como São Paulo, Campo Grande e Porto Velho, antes de seguir pelo Acre rumo à fronteira.

A passagem pelo território acreano é estratégica: os ônibus fazem paradas nas cidades de Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil, onde acontece a saída oficial do Brasil. Esse trecho da viagem leva os passageiros por cenários amazônicos intensos, repletos de floresta nativa e biodiversidade. Ao cruzar para o Peru pela cidade de Iñapari, o trajeto segue em meio à mata densa até chegar a Porto Maldonado, mantendo a atmosfera amazônica antes da subida para os Andes.

Após a travessia da região de Madre de Dios, o ônibus começa a ascender em direção às montanhas andinas, revelando uma mudança drástica na paisagem. Os viajantes acompanham pelas janelas a transição das planícies úmidas para os picos monumentais da Cordilheira dos Andes, passando por cidades históricas como Cusco e Abancay. A diversidade geográfica é um dos principais encantos dessa jornada sobre rodas, que une selva, metrópoles e montanhas.

No trecho entre Assis Brasil e Iñapari, são realizados os trâmites migratórios exigidos. Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru como turistas por até 90 dias, mas devem apresentar documentos válidos, como RG recente ou passaporte. Muitos aproveitam a parada para trocar moeda, já que o câmbio costuma ser mais vantajoso do lado peruano.

A rota, que entrou para o Guinness em 2016, é celebrada por unir culturas e paisagens diversas em uma experiência única de integração sul-americana.

Por: Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.