Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Homem é atacado a golpes de terçado após suposta crise de ciúmes
  • Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas
  • Jovem sofre corte profundo na perna ao pular muro após se assustar com carro em Rio Branco
  • Grupo UBEC e Colégio Católica São José promovem passeio cultural e de lazer para estudantes
  • Polícia Civil e Força Tática recapturam foragido do presídio Francisco de Oliveira Conde em Rio Branco
  • Estudo coloca Acre entre estados com maior risco de desmatamento na cadeia da carne
  • Zequinha Lima reage a críticas de Vagner Sales: “ataques pessoais dizem mais sobre quem faz do que sobre quem recebe”
  • Acre terá domingo de calor, mas com risco de temporais isolados, alerta previsão
  • Influenciadora acreana alerta contra golpes, perfis falsos e montagens com IA
  • Acre tem uma das maiores incidências de casos de tuberculose no Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, julho 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Faixa em ponte de Cruzeiro do Sul pede veto presidencial ao “PL da Devastação”

Por Redação Juruá em Tempo.24 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma faixa pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o Projeto de Lei 2.159/2021 foi estendida na Ponte da União, em Cruzeiro do Sul (AC), nesta semana, em um ato simbólico contra a flexibilização das normas de licenciamento ambiental no Brasil. O projeto, já aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, agora aguarda sanção ou veto do presidente.

Apelidado de “PL da Devastação” por especialistas e ambientalistas, o texto altera profundamente as exigências para obtenção de licenças ambientais, permitindo que empreendimentos sejam autorizados automaticamente com base na autodeclaração dos responsáveis, sem necessidade de análises técnicas. A proposta também enfraquece o papel de órgãos como Ibama e ICMBio, transferindo parte das responsabilidades para estados e municípios.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto e aliada do agronegócio, defendeu a medida como forma de desburocratizar o setor produtivo. Entre os defensores do Projeto de Lei, estão representantes do agronegócio, setores industriais e políticos que alegam que a proposta é essencial para destravar investimentos e acelerar obras de infraestrutura. Eles argumentam que o atual modelo de licenciamento ambiental é excessivamente burocrático, lento e imprevisível, criando insegurança jurídica para empreendedores.

No entanto, entidades como o Ministério do Meio Ambiente, Observatório do Clima e Human Rights Watch alertam para o aumento de riscos socioambientais e retrocessos na proteção de comunidades indígenas e quilombolas, especialmente aquelas cujos territórios ainda não foram homologados.

Agora, o presidente Lula tem a responsabilidade de decidir se o país manterá uma postura mais rígida na preservação ambiental ou abrirá espaço para mudanças que podem incentivar o agronegócio ou, segundo críticos, comprometer o futuro do meio ambiente brasileiro.

Por: Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.