Fãs, familiares e amigos se despediram nesta sexta-feira (25) da cantora Preta Gil. O corpo da cantora, que faleceu no último domingo (20) em Nova York aos 50 anos devido a complicações de um câncer, foi velado no imponente Theatro Municipal e, em seguida, levado em um emocionante cortejo para a cremação no Cemitério e Crematório da Penitência, na zona Portuária da cidade.
O adeus à artista foi marcado por demonstrações de carinho e comoção. Enquanto o caixão deixava o Theatro Municipal, fãs entoaram em coro um de seus maiores sucessos, ‘Sinais de Fogo’ (2003), eles também gritava : Preta, eu te amo”.
O trajeto do cortejo, realizado em um carro do Corpo de Bombeiros, ganhou um significado ainda mais especial ao passar pelo recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil. A homenagem póstuma, decretada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicada no Diário Oficial na última terça-feira (22), estabelece o circuito no Centro como parte do trajeto dos megablocos do Carnaval carioca. Foi nesse mesmo percurso que Preta Gil arrastou multidões, chegando a reunir 750 mil pessoas em seu icônico Bloco da Preta, consolidando-se como uma das maiores rainhas do Carnaval de rua da cidade.
A cantora Preta Maria Gadelha Gil morreu após um longo tratamento contra um câncer no intestino.

