Brasília- Após passar horas reunido com aliados na sede do PL (Partido Liberal), em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu do local por volta das 17h23 em direção a sua casa. Por imposição de medidas cautelares do STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-mandatário está proibido de sair de casa entre às 19h e às 6h de segunda a sexta-feira. A restrição se estende aos finais de semana, sendo por 24h.
Além disso, ele está usando tornozeleira eletrônica, proibido de conversar com seu filho deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e proibido de usar as redes sociais ou conceder entrevistas que sejam transmitidas ou transcritas nas plataformas digitais. Por esse motivo, Bolsonaro tem evitado falar com a imprensa.
“Infelizmente, não posso conversar com vocês”, disse o ex-mandatário ao sair da sede do partido.
Bolsonaro pode ser preso preventivamente após o ministro do STF Alexandre de Moraes entender que ele descumpriu parte das medidas cautelares, ao falar à imprensa em entrevista transmitida nas redes na segunda-feira (21).
O ministro determinou que a defesa de Bolsonaro se manifestasse até a noite da terça-feira (22). Em resposta, os advogados negaram o descumprimento de qualquer medida cautelar e pediram mais esclarecimentos sobre as proibições.
A imposição das restrições ocorre no inquérito instaurado após os EUA anunciarem uma taxa de 50% a produtos brasileiros exportados ao país. Na carta do anúncio, os EUA citam os processos que Bolsonaro enfrenta na Justiça, como se fosse um dos motivos para o tarifaço.
Desde a terça-feira, Bolsonaro tem usado a sede do partido para se reunir e dialogar com aliados políticos. Hoje, por exemplo, ele esteve com o senador Magno Malta (PL-ES), além dos seguintes deputados:
Delegado Caveira (PL-PA);
Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
Rodolfo Nogueira (PL-MS);
Hélio (PL-RJ);
Domingos Sávio (PL-MG);
Evair de Melo (PL-ES);

