Ícone do site O Juruá Em Tempo

Lula prepara visita ao Acre com pacote de investimentos e promessas de desenvolvimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar no Acre entre agosto e setembro com uma série de compromissos institucionais e anúncios de investimentos destinados a impulsionar o desenvolvimento do estado. A informação foi confirmada pelo presidente da ApexBrasil e ex-senador acreano, Jorge Viana, após encontro com Lula no Palácio do Planalto.

Segundo Viana, o presidente demonstrou grande interesse em visitar o estado, lamentando ainda não ter ido ao Acre durante seu terceiro mandato. “Ele quer muito vir nas próximas semanas. Foi um dos presidentes que mais esteve no Acre e está comprometido com essa nova visita”, afirmou.

Entre os principais anúncios previstos, estão obras estruturantes como a recuperação da BR-317 (Estrada do Pacífico) e da BR-364. Os projetos preveem a reconstrução de mais de 400 quilômetros de rodovias com uso de macadame, em uma tentativa de melhorar a conectividade da região com o restante do país e os países vizinhos.

O presidente também deve apresentar medidas voltadas ao fomento da economia local, incluindo o fortalecimento de programas de crédito rural e incentivo à agricultura de baixo carbono. Estão previstos anúncios do Plano Safra, Pronaf e novas ações de instituições como Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O Sebrae estará presente com o programa Acredita, voltado ao empreendedorismo, e a ApexBrasil lançará nova edição do “Exporta Mais Amazônia”, com a participação de 20 compradores de 15 países. A iniciativa deve beneficiar cerca de 80 empresas acreanas. Nesse contexto, Viana destacou o crescimento significativo das exportações do estado nos últimos anos.

Outro ponto estratégico da visita será a retomada da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), criada durante o governo Viana e nunca efetivada. Com apoio federal, o objetivo agora é tirar o projeto do papel e conectar o Acre à ferrovia Brasil–Peru, em articulação com a China.

Além dos eixos de infraestrutura e economia, Lula também deve tratar de ações voltadas à pesca artesanal, agricultura familiar, povos indígenas e cooperativas. O BNDES deve liberar recursos do Fundo Amazônia, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciará programas para compra de alimentos por cooperativas destinadas à merenda escolar.

Por fim, para Jorge Viana, a visita representa uma oportunidade única de mobilização política: “É um momento de a gente ter uma grande união, para ver se a gente traz de volta a esperança para o nosso povo, para ver se a gente traz alguma perspectiva de melhora para o nosso estado. […] E agora a gente tem, de fato, na presidência, um presidente que é amigo do Acre, sempre foi, e demonstra, com essa ida e com essa preocupação de querer ajudar o Acre, esse propósito de ajudar a nossa terra”, finalizou.

Sair da versão mobile