Ícone do site O Juruá Em Tempo

Medicamentos descartados de forma irregular em Ipixuna (AM) geram revolta; ASSISTA

Imagens gravadas por moradores de Ipixuna, no interior do Amazonas, expuseram uma situação relacionada à gestão de medicamentos no município. Diversas caixas, ainda lacradas e supostamente contendo remédios, foram encontradas atrás da casa do bioquímico Edson Fidelis da Silva Júnior, atual diretor da Unidade Mista de Saúde Maria da Glória Dantas de Lima.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra o que seria um amontoado de caixas de soro glicosado ao ar livre, sem nenhum tipo de proteção sanitária. A cena revoltou moradores, principalmente diante das constantes queixas sobre a falta de remédios na rede pública de saúde da cidade.

Em nota, a direção da unidade hospitalar afirmou que a situação ocorreu após um inventário realizado no dia 11 de julho, que identificou produtos com validade próxima do vencimento. Segundo o comunicado, foi solicitado o recolhimento para descarte, mas o material acabou sendo deixado temporariamente em um local inadequado, devido à sobrecarga de outras demandas.

Ainda de acordo com a nota assinada pelo diretor Edson Fidelis: “Esclarecemos que o soro glicosado é classificado como resíduo do Grupo D, ou seja, resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico, sendo equiparados ao lixo comum. Ainda assim, seguimos rigorosamente os protocolos de descarte, conforme a legislação vigente, zelando pelo meio ambiente e pela saúde da população. Informamos ainda que, até o presente momento, não houve qualquer episódio de desabastecimento de medicamentos na Unidade Hospitalar de Ipixuna, diferente do que já ocorreu em gestões anteriores. Mantemos nossos estoques sob monitoramento constante, garantindo o atendimento adequado à população”.

A Prefeitura de Ipixuna, por meio da assessoria, informou que abrirá uma sindicância para investigar o caso.

A população também tem cobrado providências de órgãos como o Ministério Público do Amazonas, que foi procurado para se manifestar sobre o episódio e deve se posicionar nos próximos dias.

Sair da versão mobile