Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Compra de votos, abuso de poder e condenação: Justiça torna Armandinho e Maria Oliveira inelegíveis por 8 anos
  • Acre está entre os estados que menos geram emprego no setor cultural, aponta IBGE
  • Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado
  • Detran/AC notifica mais de 20 motoristas sobre processos de suspensão da CNH
  • Homem de 56 anos fica ferido após briga com companheira em bar
  • Em solenidade no TCE, deputado Eduardo Ribeiro recebe premiação da ALEAC por destaque em transparência pública
  • Polícia Civil prende homem em Mâncio Lima por descumprir medida judicial e ameaçar ex-companheira
  • Família é rendida por trio armado durante assalto em Cruzeiro do Sul
  • Acusado de matar adolescente e jogar corpo no rio Purus é executado à tiros no interior do Acre
  • Polícia apreende fuzil e grande quantidade de munições durante operação em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Ministério Público do Acre abre investigação sobre violações contra vulneráveis

Por Redação Juruá em Tempo.18 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou nesta quinta-feira, 17, um procedimento administrativo para apurar violações de direitos humanos contra pessoas em situação de vulnerabilidade. A portaria, assinada pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, destaca o crescimento de casos de racismo, intolerância religiosa, homofobia, aporofobia e violência contra pessoas em situação de rua, pobreza extrema e privação de liberdade.

Segundo o MPAC, o objetivo é verificar se há omissão do Estado na proteção desses grupos e fomentar políticas públicas de prevenção à violência. Também será analisada a atuação das forças de segurança em situações envolvendo minorias sociais e religiosas, indígenas, quilombolas e pessoas LGBTQIA+.

Como medida concreta, o Ministério Público vai criar a Rede de Enfrentamento às Violências contra Pessoas Vulneráveis (REV), em parceria com o NATERA e o CAOP dos Direitos Humanos. A rede buscará integrar instituições e a sociedade civil na formulação de estratégias de enfrentamento às violações.

A portaria determina o envio de ofícios à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e ao Comando da Polícia Militar para que informem, em até 30 dias, se há protocolos específicos para lidar com casos de violência contra esses grupos. Além disso, o CAOP-DH terá 40 dias para colaborar com estudos e articulações com outros órgãos.

A Defensoria Pública, a OAB, conselhos de direitos e demais instituições foram notificadas para contribuir com informações e medidas que garantam proteção integral às pessoas atingidas.

Por: AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.