Jacira Roque de Oliveira, mãe do rapper Emicida, do empresário Evandro Fióti, de Katia e Katiane, morreu nesta segunda-feira, 28, aos 60 anos. Conhecida como Dona Jacira, ela estava internada na capital paulista, mas a causa da morte não foi divulgada. As informações são da Marie Claire.
Nascida e criada na zona norte de São Paulo, Jacira convivia com lúpus e fazia hemodiálise há mais de 25 anos. Inicialmente conhecida por ser mãe do rapper Emicida, ela logo ganhou notoriedade por seu próprio talento como escritora e artista plástica.
Jacira iniciou sua carreira artística na vida adulta, após superar uma infância marcada por maus-tratos, um casamento precoce e a perda do marido. Nas redes socias, promovia bate-papos sobre ancestralidade, cultura negra e práticas de autocuidado.
No inicio deste ano, ela chegou a publicar uma carta aberta se manifestando sobre a disputa judicial entre os dois filhos, que romperam parceria empresarial e artística após 16 anos. Em seu posicionamento sobre o impasse, a escritora declarou que Fióti estava sendo injustiçado e caluniado.
“Sua dor é nossa dor. Quando a injustiça se instala, com todo respeito ao jurídico, as mediações de conflitos e estratégias para restabelecer a ordem é muito importante, porém eu, dona Jacira, digo que a maldição lançada em forma de calúnia deve ser retirada pela boca que a lançou. Antes que seja tarde”, afirmou.

