Início / Versão completa
Acre

No Acre, apenas 28% das escolas têm salas de leitura e nenhuma com bibliotecário

Por AC24horas. 01/07/2025 06:42
Publicidade

Mais de 15 anos após a sanção da lei que determinava a presença de bibliotecas em todas as escolas do país, o Acre ainda está longe de garantir esse direito básico a seus estudantes. Dados da Secretaria Estadual de Educação revelam que, das 609 escolas da rede estadual, apenas 175 (28,7%) possuem salas de leitura, e nenhuma unidade conta com bibliotecário em seu quadro funcional.

Publicidade

A realidade do Acre segue a tendência nacional apontada pelo Censo Escolar 2024, que mostra que 63% das escolas brasileiras ainda não têm bibliotecas estruturadas. Em números absolutos, isso representa mais de 114 mil escolas sem o espaço adequado para incentivar a leitura e o letramento de crianças e adolescentes. Em todo o país, 47,4% das escolas não possuem sequer uma sala de leitura.

A ausência de bibliotecas é ainda mais crítica na educação infantil, uma das prioridades do programa federal Criança Alfabetizada, que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental. No Brasil, apenas 32,8% das escolas municipais com educação infantil possuem bibliotecas.

Apesar do lançamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares e da promessa de universalização até 2028, especialistas alertam para o ritmo lento de implantação. Para alcançar a meta dentro do prazo, seria necessário construir mais de 3.300 bibliotecas por mês até lá, algo considerado inviável com os recursos e estratégias atuais.

Publicidade

O Ministério da Educação anunciou investimentos de cerca de R$ 3 bilhões até 2026 no programa Criança Alfabetizada, incluindo a distribuição de 20 milhões de livros literários para escolas públicas e bibliotecas comunitárias em todo o país.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.