Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Compra de votos, abuso de poder e condenação: Justiça torna Armandinho e Maria Oliveira inelegíveis por 8 anos
  • Acre está entre os estados que menos geram emprego no setor cultural, aponta IBGE
  • Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado
  • Detran/AC notifica mais de 20 motoristas sobre processos de suspensão da CNH
  • Homem de 56 anos fica ferido após briga com companheira em bar
  • Em solenidade no TCE, deputado Eduardo Ribeiro recebe premiação da ALEAC por destaque em transparência pública
  • Polícia Civil prende homem em Mâncio Lima por descumprir medida judicial e ameaçar ex-companheira
  • Família é rendida por trio armado durante assalto em Cruzeiro do Sul
  • Acusado de matar adolescente e jogar corpo no rio Purus é executado à tiros no interior do Acre
  • Polícia apreende fuzil e grande quantidade de munições durante operação em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Brasil

Região Norte lidera taxa de gravidez na adolescência no Brasil, revela pesquisa

Por Redação Juruá em Tempo.21 de julho de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Região Norte apresenta a maior taxa de gravidez na adolescência no Brasil, segundo um estudo do Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH/UFPel), divulgado nesta quinta-feira, 21.

De acordo com a pesquisa, realizada com dados de todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, a taxa de fecundidade entre adolescentes no Norte alcança 77,1 nascimentos por mil meninas de 15 a 19 anos, mais que o dobro da média nacional, que é de 43,6 por mil.

Entre 2020 e 2022, mais de 1 milhão de adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos tiveram filhos. Na faixa de 10 a 14 anos, foram registradas mais de 49 mil gestações no país. Pela legislação brasileira, qualquer gravidez nessa faixa etária é considerada resultado de estupro de vulnerável.

O estudo revela um contraste preocupante entre as regiões. Enquanto 76% dos municípios do Norte apresentam índices equivalentes aos de países de baixa renda, essa proporção é bem menor em outras regiões: 5,1% no Sudeste, 9,4% no Sul, 30,5% no Nordeste e 32,7% no Centro-Oeste.

Segundo o estudo, as altas taxas de fecundidade adolescente estão diretamente associadas à privação socioeconômica.

“Municípios com baixa renda, alta taxa de analfabetismo, falta de infraestrutura e escassez de recursos concentram as piores taxas. A gravidez na adolescência é, fundamentalmente, um retrato da exclusão social e da falta de oportunidades”, destaca a pesquisa.

Por: Agência Brasil.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.