Início / Versão completa
Brasil

Saúde reforça imunização para evitar o retorno do sarampo e da poliomielite

Por redação O Juruá em Tempo. 28/07/2025 09:14
Publicidade

Com foco na prevenção, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforça o alerta à população sobre a importância de manter a vacinação em dia para evitar o retorno de doenças eliminadas ou controladas no Brasil, como o sarampo e a poliomielite.

Publicidade

Essas doenças, altamente transmissíveis e causadas por vírus, podem ser reintroduzidas em regiões com cobertura vacinal abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A poliomielite, por exemplo, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo podem voltar a ter casos registrados no Amazonas se a população não estiver protegida pela vacinação.

A meta de cobertura vacinal é de 95% tanto para paralisia infantil quanto sarampo. No Amazonas, a cobertura parcial de 2025 é de, respectivamente, 84% e 92%. Ambas as vacinas estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde do Serviço Único de Saúde (SUS). A vacinação contra poliomielite contempla doses injetáveis aos 2, 4 e 6 meses, além de uma dose de reforço aos 15 meses. E contra o sarampo, o esquema vacinal é destinado a todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação é a ferramenta mais eficaz para impedir o ressurgimento dessas doenças. “O risco de reintrodução é real. Precisamos manter coberturas vacinais elevadas para garantir que doenças já eliminadas não voltem a colocar nossas crianças e comunidades em perigo. A vacina é segura, gratuita e salva vidas”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP.

Publicidade

De acordo com a gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/FVS-RCP), Angela Desirée Carepa, manter a caderneta de vacinação atualizada é uma responsabilidade coletiva. “Não podemos esperar a doença aparecer para agir. A prevenção só é eficaz quando é feita antes. Doenças como sarampo e poliomielite não têm cura, mas têm vacina. E ela está disponível nos postos de saúde”, reforça.

Parceria com os municípios

A FVS-RCP atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde para fortalecer as ações de imunização nos municípios do Amazonas. Entre as estratégias, estão o apoio técnico às salas de vacina, capacitações para profissionais de saúde, acompanhamento das coberturas vacinais e a mobilização para campanhas e mutirões de vacinação. O objetivo é garantir o acesso da população às vacinas e ampliar a proteção coletiva, especialmente em áreas de difícil acesso ou com baixa adesão.

Sobre as doenças

A poliomielite é uma doença altamente transmissível, causada pelo poliovírus, que se propaga por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, dores no corpo e vômitos, podendo incluir, em casos mais graves, para paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores. Por não ter cura, a única forma eficaz de prevenção é a vacinação.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo ao respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas ao redor que não estejam vacinadas. A doença pode causar sequelas graves e, em alguns casos, levar à morte. A vacinação é a principal forma de proteção.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.